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Mídia

Subaru WRX recebe upgrade no motor sem esquecer a segurança - Revista FullPower - 2013.

 


Full Power

Modelo chega a 390 cv com ajustes no motor e óxido nitroso, mas também troca todo o sistema de freios

Eduardo Bernasconi
Da Fullpower


 

NPC Performance na Full Power

Maturidade. A palavra representa o investimento feito neste Subaru Impreza WRX 2011, projetado desde o começo para ser um carro completo, bem montado e com investimento periódico. O empresário Fabiano de Souza, de São Bernardo do Campo (SP), é fã de carros modificados, novos e antigos. Ele já teve Peugeot 206 turbo bem sonorizado e agora usa diariamente este WRX, pois seus muscles Ford Mustang Hard Top 1968 e Chevrolet Camaro RS 1967 saem da garagem apenas de vez em quando.

No dia-a-dia o carro é diversão pura, apesar do pedal da embreagem pesado e de curso curto ser cansativo. Os bancos dianteiros são semiconcha e vestem os que estão ao volante ou ao seu lado. A alavanca do câmbio de seis marchas é da Sparco, mais alta que a de fábrica, melhorando a posição da tocada. O volante original tem revestimento em couro e um shift-light que acende a cada vez que o conta-giros chega às 6.400 rpm. Mesmo com o corte eletrônico, é bom ter esse alerta para a troca.

NPC Performance na Full Power

Os 270 cv originais sumiram nos primeiros dias em que o carro chegou às mãos de Souza: "Fui para a NPC Performance, remapearam a eletrônica, enfiaram um filtro de ar esportivo e o escape ficou mais livre. Além disso, instalaram o sistema Sprint Booster, que interfere no pedal do acelerador e adianta a curva de força do torcudo motor boxer, de 2,5 litros".

As marchas têm relações curtíssimas e a primeira acaba rapidamente, assim como a segunda. As quatro rodas de 20 polegadas, grandes e pesadas, nem parecem interferir na performance do carro. Em poucos metros, sem uma lixada sequer ou marcas de borracha no chão, o velocímetro está perto de 200 km/h, querendo chegar aos 260 km/h no fim da escala do instrumento. Segundo Fabio Reolon, da NPC Performance, são cerca de 60 cv extra na preparação e mais 12 kgfm de torque. Sem falar nos 60 cv de óxido nitroso, que numa conta rápida aponta 390 cv nas modificações do WRX.

NPC Performance na Full Power

 

SEGURANÇA

Para se garantir com o desempenho, Souza acionou Ricardo Rodrigues, da Sigma Sport Car, para instalar as pinças de freio feitas em Santo André (SP). "São componentes com oito pistões para a dianteira e seis para a traseira", diz Rodrigues, piloto com décadas de automobilismo. "Fechamos o pacote com discos de 15 e 14 polegadas, na frente e atrás, além de pastilhas de composto bem macio. O bom da adaptação é o aumento de eficiência, sem perder funcionamento do ABS, por exemplo".

NPC Performance na Full Power

Os discos são os brasileiros Fremax, utilizados na Stock Car, ventilados e perfurados. Dá para ir para um track day ou acelerar forte nas pistas que o sistema não reclama.

E, caso o carro ainda tenha algum problema, há facilitadores na hora de rebocar: ganchos na frente e atrás, também da Sigma. "Qualquer problema com o carro, fica fácil de puxá-lo de uma caixa de brita ou para subir em uma plataforma", completa Rodrigues sobre os componentes. Força e segurança andam juntas.

NPC Performance na Full Power

 

 

 


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