Eduardo Moreno é um entusiasta que aposta na preparação eletrônica de motor. Pudera, pois ele possui, além dessa Volkswagen Amarok CD Highline 2.0 biturbo diesel, um Jetta e um Golf igualmente preparados. “Não sou de acelerar muito. Inclusive, preparo os meus carros para ter mais conforto na estrada, principalmente ao fazer uma ultrapassagem”, afirma Eduardo. Além desse fator, ele assegura que “o aumento de performance eletrônico mantém as características originais do carro”.
Por essas e outras, ele levou (como de hábito) sua picape até a preparadora NPC Performance, em São Bernardo do Campo (SP), e requisitou a Fábio Reolon um upgrade de leve em sua potência. Segundo o preprador, mesmo que Eduardo não tivesse enaltecido a expressão “de leve”, assim seria o procedimento na Amarok, pois sua mecânica não admite preparações muito radicais. “A Volkswagen já realizou um upgrade nesse motor, elevando a potência de 160 cavalos para 180 cv nessa última versão. Se eu extrapolar no aumento de performance, a Amarok vai passar a liberar muita fumaça no escape e não condizer com as leis de emissões”, salienta Fábio.
Dessa maneira, ele reprogramou a central eletrônica, alterando mapas de torque e potência de maneira sutil — segundo ele, essa receita aumenta em 30% potência e torque do 2.0 biturbo diesel. “Além de força extra, esse tipo de preparação agrega economia de combustível nos diesel. Em nossas contas, a picape fez média de 14 km/l”, garante o preparador. Além desse recurso, ele adotou um filtro esportivo K&N e um Sprint Booster — esse último, otimiza a resposta do acelerador eletrônico. “Se eu programar o dispositivo no modo esportivo, é relar no pedal e ter aceleração imediata”, impressiona-se o dono.
Além de otimizar a performance de seus carros, Eduardo possui uma obssessão (praticamente um transtorno compulsivo) por estilo. O interior dos modelos, por exemplo, recebem impreterivelmente revestimento de couro bege, sempre na Art Couros, em São Caetano do Sul (SP) — um kit multimídia não foge dessa máxima, sempre com monitores nos encostos de cabeça e no painel. A suspensão também é um caso à parte na vida de Eduardo: sempre esportiva, com altura reduzida. Para a picape, ele encolheu as molas dianteiras na Alonso Molas e preparou o conjunto traseiro na (também paulistana) Fênix Amortecedores Especiais. Rodas esportivas PDW aro 22” também entraram na brincadeira, protegidas por pneus Aderenza ADZA99. E, assim, ele finalmente levou para casa sua Volkswagen Amarok com mais fôlego e muito mais estilo!