Preparação limpa, rápida e confiável! É assim que Fábio Reolon, sócio da NPC Performance, de São Bernardo do Campo-SP, define o kit de upgrade K04, da americana APR Tuned. Segundo o preparador, o conjunto é instalado em apenas dois dias e adiciona à potência dos Audi 2.0T cerca se 160 cavalos.
No A3 2012 do empresário Eduardo (prefere manter o sobrenome em sigilo), o kit em questão, segundo Reolon, elevou a potência original de 200 cv e 28,5 kgfm para 360 cv e 45 kgfm. Durante o ensaio fotográfico, tivemos a honra de testar o "duas portas"' em uma pista fechada. A experiência foi um tanto agradável e, digamos que o investimento pode ser chamado de "diversão garantida".
O Kit APR Tuned contém um turbo KKK K-04 retrabalhado e montado em novo coletor. Ele tem um novo programa de injeção que, após testado no dino da NPC Performance, é enviado à sede dos caras. no Alabama (USA), reprogramado e devolvido com as devidas alterações.
Assim que entramos no carro, Fábio, no comando, pressionou o botão do piloto automático. Ali, ele acessa o novo programa de injeção APR (vem no pacote) e ativa o modo "gasolina podium", o mais esportivo de todos - também pode-se escolher as opções de rodar com gasolina comum, com o mapa da injeção original ou manobrista, limitando o carro em 70 KM/h.
Uma em cima da outra, as marchas do câmbio automático de seis velocidades (e dupla embreagem) são engolidas de maneira radical, subindo o ponteiro do velocímetro rapidamente e ignorando a blindagem de carroceria e o ar condicionado ligado. Primeira e segunda marchas são as mais empolgantes, pois lixam os pneus dianteiros 235/40 - montados em rodas aro 18" réplicas de Audi R8 V10 - e colam as costas nos bancos de quem estiver dentro.
Freios originais sofrem antes da entrada de curva, mas a suspensão, não: com o kit APR, Eduardo trouxe também um conjunto de amortecedores Billstein reguláveis e molas H&R, próprios para a pista - o sitema permanece firme e contorna curvas agressivamente.
Para quem busca uma preparação limpa e discreta, o kit APR Tuned é uma boa sugestão. Afinal, tanto o funcionamento como a aparência do upgrade são impecáveis, mesmo com a potência e o torque obtidos.