"Veneno Hi-tech" - Revista Full Power - Ed.
12 - Abril/2003
a NPC Performance mostra uma sensação: preparação
em tempo real
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Veneno Hi-tech
Descubra como funciona o emulador, um equipamento de alta
tecnologia que permite a reprogramação de
chips de injeção eletrônica em tempo
real.
por Péricles Malheiros
fotos Cléber Bonatto
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Se você tem um carro original com injeção e
quer entrar para o mundo dos fuçados, lembre-se que além
de boas peças, o acerto final é fundamental para o
funcionamento perfeito. O mesmo cuidado deve ser aplicado até
para quem está querendo converter o automóvel de gasolina
para álcool, ou apenas chipar para ganhar um pouco de potência.
Atualmente, a melhor maneira de afinar o motor é levar o
carro a uma oficina que disponha de um emulador em tempo real. O
nome assusta, mas trata-se de um aparelho que permite a comunicação
da central de injeção com um notebook dotado de um
software específico para alterações de mapas
de injeção. Na prática, basta localizar e abrir
a centralina do carro, retirar o chip e, no seu local, espetar uma
ponta do chicote do emulador - a outra extremidade liga-se ao computador
portátil.
"O carro funciona normalmente, pois os parâmetros do
chip original são pré-gravados no programa do emulador",
ensina Fabio Alexandre Reolon, da oficina paulista NPC Performance, que desenvolve seus projetos através de um emulador
em tempo real. Feitas as conexões, é só rodar
alguns quilômetros.
A partir daí que a experiência do preparador entra
em cena.
"Com o carro andando, vejo os gráficos na tela do notebook",
ensina Fabio. Ele completa: "Uma vez que o cérebro do
carro passou a ser o software, e não mais o chip original,
posso alterar diversos parâmetros como tempos de injeção
e ignição, curva de avanço, etc".
O preparador Fábio em ação: veículo
em
movimento e notebook no comando da fera
Para se ter uma idéia do "poder de influência"
do emulador sobre o motor, basta dizer que o preparador pode fazer
até o carro morrer, através de um simples comando
no teclado do notebook. O preparador ainda pode fazer as modificações
em qualquer condição de temperatura, carga do motor
e relação rpm/pressão no pedal do acelerador.
Obviamente o conhecimento técnico continua sendo crucial
para um trabalho perfeito. Ou seja, apesar de toda tecnologia,
o preparador continua sendo fundamental, pois uma alteração
equivocada resultaria em mal funcionamento do motor.
Por esses fatores explica-se a diferença de preços
entre um acerto convencional - no qual o chip recebe parâmetros
pré-gravados, independentemente do comportamento dinâmico
que ele surte em cada carro - e o ajuste fino obtido através
do emulador em tempo real.
Depois de rodar com o automóvel e realizar as devidas mudanças,
hora de voltar para a oficina e gravar os novos parâmetros
na epron - o chip propriamente dito - e recolocá-la na
central.
Pronto! Agora é só usufruir de um
carro preparado com equipamento hi-tech e, claro, mão-de-obra
especializada.
Tudo o que pode ser alterado através do emulador
Tempo de injeção |
em marcha lenta, parcial e plena carga |
Avanço de ponto |
em marcha lenta, parcial e plena carga |
Turbo (original) |
gerenciamento da pressão em função
da temperatura do ar, gerenciamento da pressão em função
da rotação, gerenciamento da estabilidade da
pressão (overboost) |
Limitador de rpm |
cancelamento ou anulação |
Limitador de velocidade |
cancelamento ou anulação |
Sonda lambda |
alteração de parâmetros |
O chicote do emulador é espetado onde, originalmente,
fica a eprom, popularmente conhecida como chip.
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