Quando se trata de personalização de carros, Raphael Camargo é o famoso "rato de internet". Dono desse Peugeot 206 Presence 2008, ele buscou diversas dicas visuais para a caranga no mundo virtual: "vasculhei em foruns de discussões, entrei em sites gringos. Até deixar o carro com a minha cara", conta o estudante e funcionário da loja virtual Garage Store. A primeira modificação segundo Raphael, foi o sistema de som, herdado de um Volkswagen Gol G4 vendido recentemente. "Sempre curti som com bastante grave. Como no Gol esse conjunto tocava muito, optei por não vendê-lo com o carro". Se essa sonzeira era forte no Gol, no Peugeot ficou um verdadeiro absurdo!
"Para mim, a acústica do 206 é muito superior a do G4. Tanto que troquei os falantes de voz, pois sequer os escutava com o som no talo", impressiona-se Rapha. Agora, as portas traseiras abrigam falantes coaxiais Audiophonic e as dianteiras, midbass de 6,5" da francesa Focal - os tweters do kit duas vias, nesse caso, foram para as colunas A, devidamente revestidas de preto. Instalação dos componentes e criação de peças como coluna do tweeter e caixa dutada, por exemplo são obras da The One, de São Paulo.
Apesar dos upgrades no estéreo do conjunto, a voz é pouco notada com o volume no talo: "caramba, parece que o carro está rachando no meio", gritei para o dono do carro, enquanto ele regulava a frequência de uma música eletrônica no DVD-player Pioneer. "É assim que eu gosto", respondeu sadicamente, sabendo que eu estava sofrendo com aquela pancadaria. Para você ter uma idéia da minha situação, o Peugeotzinho, durante uma medição de SPL, cravou 155,3 dB de pura potência! É muuuuito grave, amigo!
Atordoado, implorei para ele abaixar o som e, finalmente restabelecemos a conversa sobre o carro. Acomodado no banco do passageiro, um belo R100, da Sparco, apontei para os detalhes do painel, indagando sobre o acabamento preto brilhante: "eu mesmo personalizei. Detalhes nas portas, no console... Pintei tudo. Para mim é como uma terapia", confidenciou Rapha. Outra obra dele foi o botão "engine star", no painel. Agora, para ligar o motor 1.4 8v, basta "clicar" no acionamento tipo caça e apertar o botão vermelho.
"Esse sistema acabou me ajudando na questão segurança, pois é preciso estar com a chave do carro na mão para fazer o contato. Caso contrário nada liga", ressalta o dono.
Ligado, aliás, o Peugeot revela fôlego extra, segundo Rapha: "investi em um chip de potência na NPC Performance e sistema de escape dimensionado". Esse último componente, como haveria de ser, também foi adquirido pela internet, no site do Mercadolivre.com. ''Tanto o coletor 4x1 como o abafador SilenPro eu achei rapidinho. Ficou bem silencioso, exatamente como eu esperava", lembra o dono. Embalado na compra virtual, ele sacou novamente do cartao de crédito e abraçou diversos componentes estéticos, começando com a iluminação... faróis, lanternas, break-light... Todos foram comprados no site eBay e entregues em pouco tempo na casa de Rapha. "Adquiri quase tudo sem sair do lugar. Todos os componentes chegaram em casa, perfeitos e zerados", indica. Ao colocar os faróis, entretanto, Rapha teve uma idéia genial: deixar o capô liso, sem tomada do ar-condicionado, nem mesmo os esguichadores de água do para brisa - visual liso e limpo, como ele pretendia desde o início.
Traumatizado pela suspensão de ar de seu Gol anterior (ele investiu em um conjunto simples e de baixa qualidade, o que contribuiu para infinitas dores de cabeça), Rapha comprou logo um sistema fixo. Mas, não pense que ele substituiu molas e amortecedores e estava tudo pronto: "quando instalei pela primeira vez, os caras não apertaram uma roda direito e ela simplesmente se soltou. Fiquei muito nervoso com a situação, voltei à oficina e pedi que consertassem tudo. No calor do momento, fiz o impensável: aproveitei que estava tudo desmontado e soquei o Peugeot no chão", conta.
Mas, obviamente, o carro não esterçava nada naquela situação. Então, ele teve a brilhante ideia de adotar paralamas da versão Rallye, mais largos e ideais para receber a TSW Pace de 17", personalizados de dourado - mesma cor das rodas da Chevrolet Blazer Executive. Basta uma volta na viatura para ver que realmente nada raspa, apesar da nítida sensação de estar a bordo de um kart, tão baixa é a altura da carroceria em relação ao chão. "Meu negócio é esse: andar baixo, dentro da lei (o carro é completamente legalizado) e curtindo uma sonzeira", vibra Rapha.
E, de quebra, ele abre seu novo teto solar Webasto H300 para rodar arejando a cabeça e mandando, para ainda mais longe, os 2.500 W RMS de pressão do Woofer de 15"! Basta ver o sorriso do cara para ter certeza de que seu objetivo foi atingido.