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Mídia

Proporção Ideal - Revista FullPower - 2012.

 


Full Power

Muitas opções de automóveis e upgrades são possíveis
com R$ 40 mil. Confira aqui algumas alternativas!

Texto Márcio Murta
Fotos de arquivo
Arte Magoo Felix


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Vamos supor que você, um autêntico lunático por automóveis e leitor de FULLPOWER, passou os últimos tempos juntando grana para investir em um carro. O fato e que e difícil escolher como direcionar os, por exemplo, R$ 40 mil reservados para esta missão. Qual e a melhor opção? Construir um carro para arrasar em provas de Track Day, escolher um modelo forte e bem equipado para andar no dia a dia ou optar por um zero km com pequenas modificações? A escolha é sua, mas lhe mostraremos algumas possibilidades para curtir o seu dinheiro!

Para isso, selecionamos algumas opções que você pode seguir como guia. A primeira é comprar um carro de R$ 20 mil e investir o restante em upgrades para alto desempenho. A segunda alternativa e adquirir um possante de R$ 30 mil e depois gastar em melhorias de conforto e visual, enquanto a terceira escolha é ir direto para um veiculo 0 km e se contentar com as modificações, digamos, mais contidas.

Com qual possibilidade você se identifica mais?

 


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VOLKSWAGEN GOL 1.6

Se seu negócio é alto desempenho por valor relativamente acessível, a melhor opção é partir para um Volkswagen Gol G3 com o (famoso) motor AP 1.6. Por até R$ 20 mil, é possível adquirir o hatch e partir para modificações pesadas - como este propulsor e um dos mais modificados do país, não faltam pecas para torna-lo um canhão completo, capaz de encarar um Track Day, por exemplo.

Para garantir uma vida útil longa, o ideal é iniciar a preparação com uma boa retífica do motor antes de instalar novas peças. Jefferson Nespole explica que um serviço comum para este propulsor sai por R$ 685. "Por um trabalho mais aprofundado e com balanceamento de bielas e virabrequim, cobro R$ 850”, diz Nespole.

Para o Gol andar forte não pode faltar um kit turbo e "miolo" reforçado para o AP. Segundo Rogério Felix, o kit de pistões e bielas forjados custa por volta de R$ 2 mil, enquanto uma junta de cabeçote de aço sai por R$ 150. "Para atingir potência perto de 300 cv neste motor, também é necessário um kit com turbina .50 e intercooler, que custa R$ 2.300, e um novo comando de válvulas, que sai, em média por R$ 350."

Felix também adiciona que, para atingir este nível de rendimento, é necessário uma injeção eletrônica programável, um investimento de aproximadamente R$ 1.500, além de quatro novos bicos injetores, adquiridos por mais R$ 600.

O sistema escape finaliza as alterações do motor. Segundo Giba, é possível confeccionar um escapamento de aço carbono de 3" completo por R$ 1.000. "Se o cliente quiser o mesmo componente feito em aço inoxidável, sai por R$ 2.500", adiciona Giba.

Com tudo montado, falta agora acertar a nova injeção eletrônica, tarefa que, de acordo com Fábio Reolon, da NPC Performance, pode custar até R$ 2.500.

O passo seguinte é aprimorar a embreagem. Segundo Osmar Garcia, um conjunto de platô de 980 libras com disco de cerâmica de seis pastilhas e o ideal para suportar a nova potência e torque desejados. “Este kit sai por R$ 450, informa Garcia”.

A próxima etapa é a suspensão, um item crucial para veículos de alto desempenho. Sérgio Albuquerque garante um Gol mais estável com um investimento de R$ 2.500. "Este valor é para uma suspensão coll-over nas quatro rodas, novas buchas, molas, amortecedores, barra estabilizadora na traseira", explica Albuquerque. Barra ant-torção também está inclusa neste valor.

O penúltimo item para o upgrade é o sistema de freio, que também precisará ser redimensionado para não fadigar e oferecer reduções de velocidade rápidas. Sérgio aconselha discos ventilados e fresados (de 312 mm) na dianteira para segurar potências perto dos 300 cv em um Track Day. Para isso deve-se desembolsar perto de R$ 700. "Também recomendo o kit de corrida com discos para traseira, mesmo com a inutilização do freio de mão. Esse componente custa R$ 600", diz Sérgio.

O toque final para o Gol está nas rodas e pneus maiores e mais largos, para auxiliar na estabilidade e tração. Adeilton Marques comercializa rodas de aro 17" a partir de R$ 1.700 o jogo. "Pneus Hankook saem por R$ 2 mil", diz Marques. Com tudo pronto, é só cair na pista e dar trabalho para viaturas muito mais caras!

 


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FIAT PUNTO 1.8

Nem todos sabem, mas, além de confortável, o Fiat Punto esconde agradáveis surpresas para quem gosta de esportividade na tocada. Sua posição de dirigir é boa, o volante tem ótima empunhadura, seu câmbio é de fácil manuseio e a suspensão permite bom equilíbrio entre conforto e estabilidade. Um modelo 2008 completo, com o motor 1.8 8v, custa em média R$ 30 mil e tem boas opções para upgrade.

Embora o motor 1.8 8v do Punto (oriundo da GM) não seja dos mais silenciosos e econômicos, sua concepção lhe oferece boa dose de força em baixa rotação e espaço para melhorias. Um kit turbo para o modelo sai por R$ 2.200, e o sistema de escape custa em média R$ 800 no mercado. Em uma oficina especializada, o acerto para esse carro custa por volta de R$ 1.000, com retrabalho nos bicos injetores. Mas, como aqui a ideia não é obter rendimento extremo, a pressão de trabalho deve ser ajustada para apenas 0,5 bar, para gerar potência próxima dos 160 cv e manter baixo risco de quebras.

Para a embreagem não patinar com a cavalaria e torque extras, Raphael Dighetti Dias recomenda um kit de platô de 750 libras e disco de cerâmica com quatro pastilhas, que custa R$ 350. "Também é possível utilizar o disco de lona HD. Ele custa R$ 270, mas não é tão durável", explica Dias.

O sistema de suspensão também pode ser aprimorado com molas e amortecedores especiais por cerca de R$ 1.000, de acordo com Sérgio. Um kit de freio com discos ventilados e fresados de 284 mm, pastilhas com compostos especiais, pinças, suportes e periféricos sai por R$ 700 e já é suficiente para conter o ímpeto do desempenho maior. Um componente caro, mas que não pode faltar para quem busca melhor dirigibilidade e estilo, é um jogo de rodas de aro "17. Com os pneus inclusos, sairá por volta de R$ 3.700.

Com toda parte mecânica preparada, o proprietário ainda desfrutará de uma verba de aproximadamente R$2 mil para investir em um sistema de som que se adeque ao seu gosto, com a possibilidade até mesmo de instalar um tocador de DVD, amplificador, sub woofer... Os que não abrem mão da estética também podem adquirir itens como pedaleiras, manoplas, antena diferenciada, volante, entre outros "mimos” ao gosto do proprietário.

Assim, o Fiat Punto pode ser uma opção que une bom equilíbrio entre conforto, desempenho diferenciado e segurança.

 


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FORD KA 1.6 SPORTING

Os leitores da FULLPOWER normalmente são adeptos de veículos prazerosos de dirigir. Para essas pessoas o modelo 0 km com preço de até R$40 mil recomendado é o Ford Ka Sport (1.6). "Uum Ford Ka?"', podem perguntar os mais afoitos. A resposta é "sim', é isso mesmo.

Custando R$35.900, o compacto Ford é de longe, um dos modelos com a melhor relação custo-diversão 0km do mercado (com o teto estipulado em R$40 mil). Com dimensões reduzidas, suspensão bem acertada e câmbio de fácil manuseio, o Ka Sport tem comportamento de Kart em curvas e mudanças de direção. E de serie ainda oferece itens como ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, entre outros.

O rendimento do motor 1.6 RoCam do Ka, definitivamente, não é de tirar o fôlego: gera 107 cv a 5.500 RPM e 15,3 kgfm de torque a 4.250 RPM. Mas, com o dinheiro restante da aquisição do automóvel, é possível aprimorar suas características.

Um kit de filtro de ar esportivo e chip de potência do motor sai por R$1.200, enquanto um sistema de escape - confeccionado em aço carbono a partir do catalisador e com um abafador - também melhora o rendimento e, não menos importante, o ronco do motor, custa R$ 700. A união destes componentes normalmente resulta, em média, na elevação de 10% no torque e na potência do propulsor, o que totalizaria aproximadamente 117 cv e 16,8 kgfm de força.

Também é possível melhorar a dirigibilidade do hatch da Ford. Sérgio Albuquerque informa a possibilidade de aprimorar a suspensão do Ka com investimentos a partir de R$ 1 mil. Com o modelo mais baixo, a aerodinâmica também fica aperfeiçoada, o que facilita no desempenho em estradas.

Embora a elevação de rendimento planejada para o compacto não seja extrema, melhorar o poder de frenagem de um veiculo é sempre uma boa opção. No caso do Ka, a Power Brakes oferece o par de discos ventilados e fresados com diâmetro igual ao do original por R$ 124, enquanto o jogo de pastilha esportiva, com componentes mais macios, que ajudam a diminuir o espaço das frenagens, sai por R$ 92.

Com os R$ 1.000 restantes, também é possível adquirir um coletor de escape dimensionado, para melhorar ainda mais o rendimento, ou dar alguns "mimos" ao compacto, como manopla de câmbio e freio de mão, pedaleiras esportivas, entre outros. Ai, é só curtir a boa dirigibilidade do Ka, seu desempenho diferenciado e o cheirinho de novo! Uma combinação e tanto!

 

 


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