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Saveiro Turbo - Revista FullPower - 2011.
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Como Original
Preparação Minuciosa garantiu
à Saveiro quase que o dobro de
potência com um funcionamento
impecável.Confira a receita!
Giuliano Franco
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Na redação da FULLPOWER, todos os meses realizamos uma reunião de pauta para definir quais carros entrarão na edição, assim como matéria técnica, produtos de vitrine, Arrancadas...Enfim, rola uma discussão calorosa durante a "montagem" da revista. A Saveiro Cross em destaque não fugiu dessa regra: em meio aos demais carros, surgiu o assunto da picape. "Parece que ela recebeu preparação ainda zero quilômetro", mandou João Mantovani, enaltecendo. "Além disso, disseram que funciona como original", completou Edu Bernasconi. Se era verdade, ainda não sabíamos... Mas pagaríamos para ver!
Asssim, fomos no dia seguinte, logo pela manhã, até a NPC Performance, em São Bernardo do Campo (SP), tirar a prova desse Volkswagem tão comentado em reunião. Fábio Reolon, um dos responsáveis pelas alterações, nos recebeu e apresentou o carro. "Ela saiu com uma injeção eletrônica nova, para atender às normas de emissões atuais. O trabalho para adequar o sistema à inserção do turbo me deixou até de 'cabelo em pé'", brincou o preparador - vá ao final da matéria e confira o visual frenético do cara!
Segundo Fábio, a injeção agora inclui dois sensores de sonda lambda, dificultando bastante o acerto do sistema após a adoção do kit turbo. "Com esses dois leitores, fica mais difícil fazer o acerto fino da injeção", conta o preparador. Essa dificuldade exigiu mais de 700km em cima do dinamômetro, além de quase 80 programações
Uma saída para acelerar o processo, segundo ele, é utilizar alguns módulos simultâneos para alterar os parâmetros: "Nesse carro, peguei três três módulos e fiz três programações distintas. A partir daí, corrigia todos de uma vez, cada um com uma informação, e testava novamente no carro", explica. Antes de agregar esse bombardeio de informações na central, obviamente, um kit turbo especial já reluzia no cofre! Sob medida, o conjunto adotado possui intercooler sarado da Supercooler, mangueiras e coletor SPA, além de escape e pressurização Giba
O visual preto brilhante da pressurização, no entanto, é obra da NPC Performance, assim como a nova flauta dos injetores - esses, segundo Fábio, foram trabalhados para liberar 120% a mais de etanol. Quanto a não utilizar um bico extra, o preparador é direto: "ao instalar um componente adicional, o sistema de injeção precebe na hora e 'empobrece' a alimentação, reduzindo a demanda de combustível". Segundo ele, a mistura ar/combustível lida nas sondas agora é de 0,86 , medida mais do que perfeita para um turbinado movido a etanol"
Mas, como diz o ditado "falar, até papagaio fala", queríamos saber se o carro realmente funcionava na prática. Então, convidamos Fábio para um test-drive e finalmente tirar a limpo aquele assunto tão comentado na redação. O desafio foi aceito na hora e partimos para uma pista apropriada, na região de SBC. Partida no 1.6 transversal (original, tem 104 cavalos) e tudo parece intocado, salvo o ronco encorpado do escape. Marcha lenta zerada... E vamos ao que interessa! Primeira, segunda e terceira marchas mostram que a atitude da picape mudou bastante. Porém, o mais impressionante é o funcionamento de tudo isso com um aspecto original, sem falhas ou qualquer oscilação - e 195 cv, aliados a 29 kgfm de torque!
Mais feliz do que o preparador, somente o proprietário: "No meu dia-a-dia, utilizo muito mais moto do que o carro, até mesmo por preferência. Mas, confesso que a prepara~]ao da Saveiro superou as minhas expectativas. Ficou muito bom de dirigir e dificilmente oferecerá riscos de quebras", vibra Leonardo Rodriguez, que ja teve outros modelos expostos na FULLPOWER, quase todos modificados pela NPC Performance. Ele, inclusive, utiliza o carro em algumas tarefas de seu trabalho: "Tenho uma pizzaria e, quando preciso carregar algo, a Saveiro entra e ação".
Bom, quanto a preparação nem é preciso dizer que ele saiu feliz da vida com um investimento de 9 mil (inclui todos os componentes do pacote, além de mão-de-obra). Para ter umda ideia da alegria do cara, logo em seguida ele partiu para uma personalização geral na VW, com direito a sistema de som e rodas esportivas aro 20"!
Para bombar a cabine com um sistema de som equilibrado, Leonardo escolheu a instaladora Flash Wheels, também de São Paulo. Alexandre Barros, dono da loja, indicou um conjunto com bastante estéreo e grave na média. São dois coaxiais traseiros, um kit duas vias dianteiro e uma pequena caixa selada, no espaço estendido atrás dos bancos - todos são da marca Hertz, inclusive o amplificador, de cinco canais.
Outro equipamento instalado na Flash foi o DVD-player Pioneer(AVH_P4250) de 2 Din, posicionado em nova moldura no painel. Nele, Leonardo assiste de tudo, inclusive aos seus pagodes prediletos - basta ver na tela que o cara é um sambista nato!
Ainda na cabine, ele providenciou um acessório inexistente nas Saveiros de cabine estendida: um assento traseiro! Isso, segundo ele, foi obra do pessoal da Rallye Design, empresa especializada en bancos esportivos localizada em Santo André (SP). Porém, o efeito do componente é meramente estético, pois sequer cintos de segurança estão dispostos nessa região do carro.
Acessório do momento, o revestimento do tipo Di-Noc, da 3M, também está presente em diversas partes da picape - como teto, retrovisores e console central. E, para combinar com esse aspecto sombrio, as redondas TSW Kyalami revelam pintura preto fosco, com apenas uma fina linha vermelha brilhante em seu contorno. "Precisei diminuir o perfil dos pneus para elas caberem nas caixas", lembra Leonardo, referindo-se aos novos Aderenza ADZA33 225/30 - antes eram 225/35.
Uma coisa é certa: com todas as alterações, o carro continua zerado, com visual atrente e funcionamento impecável!
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