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A3 Turbinados - Revista FULLPOWER - 2011.

 


Full Power - capa

Vai mais potência aí?

Preparadora instala kit gringo de upgrade de potência em dois Audi A3. A dupla saltou dos 220 cavalos e 28,5 kgfm originais para quase 380 cv e 50 kgfm!

 

Texto Giuliano Gonçalves
Fotos João Mantonvani / Luciano Falconi


Audi A3

A potência quase duplicada é um fator comum nesses dois Audi A3, que obtiveram tal êxito com um kit de upgrade americano, composto por diversos equipamentos de alta performance. Além disso, a programação da injeção eletrônica é um dos principais responsáveis por alterar completamente a atitude das carangas: "como em um passe de mágica, o comportamento do carro muda drasticamente quando os novos dados são inseridos em seu 'cérebro'", atesta Fábio Reolon, da oficina NPC Performance, preparadora da dupla de Audi. Segundo ele, as alterações envolvem o que há de melhor e mais confiável para o motor 2.0 TSFI e requer pouquíssimo tempo para a conclusão!


Audi A3

Essa dupla de A3 é coisa linda de se ver (e ouvir)! O branco é um autêntico Sport duas portas equipado com um lindo jogo de rodas BBS CH aro 18" - nessa carroceria, inclusive, o A3 já está disponível para a a compra no Brasil, por R$ 110 mil. O Sportback prata tem mais cara de comportado, mas acelera e ronca tão forte quanto o seu parceiro. Tivemos o prazer de andar nos dois e, assim como os donos deles, ficamos um tanto felizes com a experiência!

Pelas fotos abaixo, nota-se a limpeza da preparação, com visual "de fábrica". Incrivelmente, a potência dos motores saltou dos 220 cavalos para quase 380 cv, com miolo intocado e e funcionamento impecável! "Até esse nível de preparação, considerado pela APR como 'estágio 3', não é necessário nenhum reforço. Acima disso, bielas e pistões devem ser forjados", conta Fábio. Basicamente, os componentes do kit são: turbo Garrett GT2860R, coletor de escape de Inconel, mangueiras de silicone, pressurização, tubo de MAF de maior diâmetro, aeroquipes, velas, saída de escape de 3" e reprogramação de injeção. Seguindo a receita americana, a preparação poderia parar por aí. Porém, Fábio foi ainda mais longe...

Audi A3

Audi A3

Para chegar nessa "patada" atual, ele indicou escape de 3", intercooler, filtro de ar modelo Carbonio e abafador traseiro, todos APR. José Carlos, "pai" do A3 branco, teve bastante facilidade para trazer os equipamentos - tanto que realizou o trâmite por conta própria. Já o dono do Sportback não conseguiu importar o abafador e optou por utilizar uma peça confeccionada pela paulista Giba Escapes. "As potências ficaram praticamente iguais, independente do sistema de exaustão", assegurou o preparador.

Audi A3
Audi A3

Segundo Fábio, o processo de instalação dos componentes é até simples. O que realmente "pega" e requer bastante atenção é o acerto da injeção eletrônico. "Ao adquirir esse kit, um programa e uma senha são enviados ao profissional apto para a instalação - equipado e com conhecimentos para realizar o trabalho. Com isso em mãos, deve-se fazer testes no dinamômetro e enviar os dados colhidos para o pessoal da APR que, em tempo real, analisa e indica o que fazer para aperfeiçoar o carro", explica. Até dados como pressão de ar e qualidade do combustível são vistos pela APR Tuned e devidamente corrigidos. Nessa brincadeira, são dezenas de puxadas no rolo até que o carro fique liso, forte e perfeito!

O próprio especialista disponibiliza vídeos no Youtube com os testes do Audi - digite "A3 APR NPC Performance" e veja eles acelerando a 300 km/h, fotos, gráficos... Conforme os componentes são substituídos, medições são feitas para confrontar o ganho de performance: "esse tipo de preparação é incrível. Você coloca um filtro esportivo, por exemplo, e os cavalos prometidos por eles aparecem na hora. O mesmo vale para a substituição do escape, a mudança de turbo... Cada alteração gera os exatos cavalos previstos no manual", impressiona-se Fábio. De acordo com a APR, a performance desse kit estágio 3 pode ser melhorada (caso o entusiasta queira) com a adoção de um intercooler. Prontamente, Fábio instalou um no A3 branco para ver a eficácia e teve um acréscimo de 20 cv de potência. O dono do Sportback, ao saber disso (e para não ficar atrás), exigiu uma peça na hora para o seu A3!

Audi A3


Audi A3
Audi A3

Tudo montado, acertado e... Vamos para a pista! O ronco dos escapes de 3" é de arrepiar. Aliás, as trocas de marchas do câmbio DSG, de seis velocidades, são perfeitas, como se os 380 cv de ambos fossem originais de fábrica! Talvez pela suspensão mais baixa e acertada, o A3 branco transfere melhor a cavalaria para o asfalto e contorna melhor as curvas, já que utiliza amortecedores Bilstein e molas H&R. O prata, por sua vez, tem amortecedores Koni Sport, mas sem molas esportivas - já foram providenciadas, inclusive.

Enquanto o Sport finaliza o pacote com uma grade dianteira preta, adquirida no departamento de acessórios Audi, o Sportback revela uma sonzeira destruidora, com DVD-player e caixa dutada para tocar o famoso "som para fora". Feliz e com um sonho realizado, José Carlos elogia a preparação da NPC Performance: "Já tive diversos preparados, inclusive um Ford Mustang de 550 cv. Porém, nunca rodei com um carro tão bem acertado como esse. Ele é dócil para o dia-a-dia e extremamente forte quando preciso". Fábio, por sua vez, é direto sobre o resultado: "esse conjunto é tiro e queda! Além de confiável, mantém todas as funções do carro intocadas. É potência garantida!", comemora.

Audi A3

 


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