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"Força Contida" - Revista Full Power
Ed. 9 - Janeiro/2003
sobre o "upgrade" no BMW Compact
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Força Contida
Com apenas 0,7 Kg de pressão na turbina,
o BMW 318 Compact apresenta desempenho
mais que suficiente para se divertir no dia-a-dia
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Antes do jovem empresário Wagner "Skitter" concretizar
a compra do BMW 318, em março de 2002, o hatch alemão
pertencia a uma pacata senhorita admiradora de carros originais.
Menos de um ano após a negociação, a ex-única'dona
teria um ataque cardíaco ao ver as mudanças encomendadas
por Skitter. O dono da bagaça relembra: "Nem precisei
rodar muitos quilômetros com a caranga para sentir que ele
precisava de um veneno." Começava ali um upgrade da
fera alemã.Primeiramente, o motor ganhou veneno aspirado
e foi convertido para rodar com álcool. "É, ficou
legal..." - pela avaliação desanimada de Skitter
dá para notar que a preparação não surtiu
um efeito lá muito satisfatório. Pouco tempo depois,
Fabio Reolon, da oficina paulista NPC Performance , sugeriu a adoção
de um kit turbo. "Não passou muito tempo e o Wagnão
voltou com um conjunto completo debaixo do braço", relembra
o preparador. E o próprio Wagner reconhece: "Entrei
em contato com o pessoal da Ancona (SP) e comprei um kit importado
da Áustria projetado especialmente para os motores quatro
cilindros da BMW".
A brincadeira começou compressão de apenas 0,5 kg.
Depois, a carga foi aumentada para 1kg e, mais tarde, 1,3kg: "nós
o aconselhamos a não rodar compressão elevada pois
o risco de quebra é grande", revela Edinilson, preparador
da Powertrain Control, a outra casa que colaborou no desenvolvimento
da BMW ao retrabalhar os bicos injetores de combustível."O desempenho ficou insano, mas tive que dar o braço
a torcer: hoje rodo com 1kg", conforma-se Skitter.
Para azar do proprietário, uma abraçadeira no
sistema de pressurização resolveu se soltar horas
antes do carro ir para medição no dinamômetro
da Dynojet."Substituímos a peça,mas achamos
melhor baixar a pressão para 0,7kg para não arriscar
na avaliação", reconheceu a dupla de preparadores.Os números extraídos do rolo decepcionaram um
pouco o dono do carro: "Sei que se estivéssemos
com pelo menos 1kg na turbina, o rendimento seria outro".Mesmo com os problemas, o BMW 1996 mostrou bons números
para um motor com quatro cilindros, 1.9 16V: potência
de 209cv a 4.700 rpm e torque de 36.7kgfm a 3.600rpm - é
sempre bom lembrar que Skitter utiliza o carro no dia-a-dia.
O sistema de freio também recebeu uma melhora considerável:
Agora o 318 pára com um kit de freio de BMW M3, com quatro
discos ventilados, pinças e pastilhas.As rodas, calçadas
com pneus 225/45R17, também vieram do esportivo.O visual
é caprichado, com suspensão rebaixada em 4,5cm
na dianteira e 5,0cm na traseira. Essa queda da carroceria foi
possível graças à aplicação
de molas Eibach e amortecedores preparados pela Gass.
O dono da bagaça
BMW não é um carro careta para um cara de
20 anos?
Em 1992, meu pai comprou um 535: o carro dele era show!
Desde então fiquei na pilha para comprar um BM pra
mim.
O que você mais gosta no carro?
A tração traseira, sem dúvida alguma!
É muito louco entrar rasgando nas curvas e trazer o
carro de volta contra-esterçando o volante.
Freios de M3... Fala sério!
Claro! Não adianta só acelerar. Parar também
é importante.
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