PesquisarPesquisar
Nascarchips nas redes sociais Veja nosso perfil no Facebook Siga-nos no Twitter e saiba tudo
Veja muitos vídeos em nosso canal no Youtube

Mídia

 

"Diário online" - 6 de julho de 2004
X-Treme Motorsport: festa do Tuning

 


Diário online

Uma das principais características dos envolvidos com o movimento tuning é a falta de zelo quando falam dos ganhos de potência dos motores. Sem muita preocupação com a credibilidade, ampliam os valores de forma até irresponsável.

por André Gomide
Da Hp Press


O exagero é marca registrada no movimento tuning e não fica restrito apenas aos visuais extravagantes dos carros. A anunciada "mega" exposição de veículos e fabricantes de acessórios na X-Treme Motorsport, feira do setor realizada neste final de semana no centro de exposições do Hotel Transamérica, ficou apenas na intenção.

Os quase 70 participantes ocuparam um espaço tímido com estandes bem limitados fisicamente. Mas as empresas do ABC, entre lojas e indústrias, mostraram forte presença. Um dos maiores destaques da mostra, por exemplo, foi a concessionária Chevrolet Viamar, que apresentou quatro modelos com projetos bem interessantes. Nas motos, uma Honda CBX 250 Twister tunada também arrancou elogios.

Uma das principais características dos envolvidos com o movimento tuning é a falta de zelo quando falam dos ganhos de potência dos motores. Sem muita preocupação com a credibilidade, ampliam os valores de forma até irresponsável. Talvez sem muita noção das dificuldades que representa tirar alguns cavalinhos a mais do motor, "arrancam" 20 cv só com a troca do elemento do filtro de ar original por um esportivo. A troca de um escapamento, por exemplo, pode render mirabolantes 30 cv de potência.

Para Fábio Reolon, dono da NPC Performance , loja de São Bernardo e uma das primeiras a se especializar na preparação dos motores através de modificações no chip eletrônico, "existe muita picaretagem no mercado, mas as pessoas estão aprendendo a selecionar as empresas sérias".

Para não ficar apenas na "garganta" ele equipou sua empresa com um dinamômetro de rolo para medir a evolução de todos os carros antes de entregar ao cliente.

Uma de suas especialidades são os modelos Volkswagen que usam o motor 1.0 16V Turbo. A Parati preta exposta na mostra e uma das vedetes da NPC Performance , teve a potência do motor elevada de 112 cv para 163 cv. Para chegar a esse valor ele conta que usa álcool como combustível e trabalha com pressão de 1,9 quilo no turbo. "Só com o chip a potência chega a 150 cv", garante. A preparação desses modelos Volkswagen representa a maior fatia do seu negócio. "Já modificamos em torno de 400 unidades só este ano". Outra diferencial da NPC Performance é que a empresa também amplia a capacidade do sistema de freio, com a adição de discos na traseira ou discos maiores na frente.

O crescimento do interesse do público consumidor pelos carros modificados está atraindo as concessionárias para esse negócio. A Chevrolet Viamar, por exemplo, criou em 2002 uma equipe voltada exclusivamente para atender a esse setor. Um de seus projetos tunados, o Astra GSI, foi um dos destaques da X-Treme Motorsport. Com interior revestido em couro preto e detalhes em vermelho, som com DVD e três telas de cristal líquida (duas colocadas nos encostos dos bancos dianteiros), e caixas seladas no porta-malas com 1000 watts de potência, o sedan estava um show. Por fora ganhou kit aerodinâmico com faixas decorativas e só pegou na colocação do telefone da loja nos pára-lamas dianteiro e no exagerado preço (estimado) de R$ 170 mil.

Além do Astra, a revenda mostrou outros três projetos com propostas mais comportadas como objetivo de "mostrar para os fãs do tuning os diferentes níveis de personalização", declarou Regina Maestrello, gerente da divisão de Subprodutos da empresa. O Celta, com kit aerodinâmico de fábrica, tem orçamento bem acessível de R$ 2,5 mil. Outro diferencial é que os veículos modificados pela concessionária não perdem a garantia, uma vez que não são efetuadas mudanças no motor e nem na suspensão. "E ainda adicionamos mais dois anos ao plano original de garantia (um ano de fábrica), sem nenhum custo para o cliente", disse Carlos Gurgel, diretor comercial da Viamar.

A novidade da Giba Escapamentos Especiais, empresa de São Bernardo especializada em peças diferenciadas, foi a apresentação da sua linha de ponteiras confeccionadas em aço inox e de fibra de carbono, um segmento que vem crescendo. Os irmãos do grupo musical KLB, por exemplo, pediram uma ponteira exclusiva que acabou virando nome de um dos modelos. "Eles queriam uma que combinasse com as rodas e nós fizemos",conta Gilberto Pinto, dono da empresa acrescentando que o preço do brinquedo é de R$ 500,00. A Giba também levou o único Big Foot mostrado na exposição.

No espaço da Shutt, uma das marcas de acessórios tuning mais conceituadas do Brasil cuja sede é no Grande ABC, mostrou sua nova atração, um Toyota Corola desenvolvido junto com a Vector Design, do projetista José Pavão. O forte do carro está na pintura e nas modificações da carroceria. A pintura em degrade cria a sensação de que o carro está usando um casaco de peles.

A marca Sulam, que nasceu na fase dos carros fora-de-série, encontrou no tuning uma maneira de voltar a criar veículos diferenciados. Entre seus modelos está o conversível Ford Ka cuja modificação custa R$ 15 mil, e a picape Montana. Ambos os modelos recebem modificações significativas de estilo e bancos de couro além de acessórios especiais. Pronta, incluindo as rodas de liga leve aro 17, personalização da Montana Sulam custa R$ 12 mil.

 

Do cinema para as ruas

Copiar com riqueza de detalhes, os carros mostrados em filmes, especialmente os de produção norte-americana, é uma mania quase conpulsiva no meio tuning. Um dos melhores exemplos dessa xerox perfeita é o Mustang GT 500, de 1967, batizado de Eleonor. O carrão virou astro junto com o ator Nicolas Cage no filme "60 Segundos" e imediatamente tornou-se um dos modelos mais copiados no mundo. "Existe uma empresa nos Estados Unidos que fornece todo o kit de modificação do carro", conta Fernando Batista dono da Auto Garage, empresa responsável carro exposto.

Mas não venha com pouco dinheiro na carteira pois esse sonho custo caro. Sem contar o preço do veículo, que por sinal é uma dificuldade encontrar no Brasil, o custo para a customização pode variar de R$ 150 a 250 mil reais, dependendo do que a pessoa imagina. Um custo, diga-se de passagem, exagerado pelo trabalho executado já que o kit vem pronto e é todo feito em material composto.


Voltar para o índice das publicações

 


Desenvolvimento: Netbit Internet (http://netbit.com.br) / nascarchips.com, Todos os Direitos Reservados
Netbit Internet