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"Diário online" - 6 de julho de 2004
X-Treme Motorsport: festa do Tuning
Diário online
Uma das principais características dos envolvidos
com o movimento tuning é a falta de zelo quando falam
dos ganhos de potência dos motores. Sem muita preocupação
com a credibilidade, ampliam os valores de forma até
irresponsável.
por André Gomide
Da Hp Press
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O exagero é marca registrada no movimento
tuning e não fica restrito apenas aos visuais extravagantes
dos carros. A anunciada "mega" exposição
de veículos e fabricantes de acessórios
na X-Treme Motorsport, feira do setor realizada neste
final de semana no centro de exposições
do Hotel Transamérica, ficou apenas na intenção.
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Os quase 70 participantes ocuparam um espaço tímido
com estandes bem limitados fisicamente. Mas as empresas do
ABC, entre lojas e indústrias, mostraram forte presença.
Um dos maiores destaques da mostra, por exemplo, foi a concessionária
Chevrolet Viamar, que apresentou quatro modelos com projetos
bem interessantes. Nas motos, uma Honda CBX 250 Twister tunada
também arrancou elogios.
Uma das principais características dos envolvidos
com o movimento tuning é a falta de zelo quando falam
dos ganhos de potência dos motores. Sem muita preocupação
com a credibilidade, ampliam os valores de forma até
irresponsável. Talvez sem muita noção
das dificuldades que representa tirar alguns cavalinhos a
mais do motor, "arrancam" 20 cv só com a
troca do elemento do filtro de ar original por um esportivo.
A troca de um escapamento, por exemplo, pode render mirabolantes
30 cv de potência.
Para Fábio Reolon, dono
da NPC Performance , loja de São Bernardo e uma das
primeiras a se especializar na preparação
dos motores através de modificações
no chip eletrônico, "existe muita picaretagem
no mercado, mas as pessoas estão aprendendo a selecionar
as empresas sérias". |
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Para não ficar apenas na "garganta" ele
equipou sua empresa com um dinamômetro de rolo para
medir a evolução de todos os carros antes de
entregar ao cliente.
Uma de suas especialidades são os modelos Volkswagen
que usam o motor 1.0 16V Turbo. A Parati preta exposta
na mostra e uma das vedetes da NPC Performance , teve a potência
do motor elevada de 112 cv para 163 cv. Para chegar a esse
valor ele conta que usa álcool como combustível
e trabalha com pressão de 1,9 quilo no turbo. "Só
com o chip a potência chega a 150 cv", garante.
A preparação desses modelos Volkswagen representa
a maior fatia do seu negócio. "Já modificamos
em torno de 400 unidades só este ano". Outra diferencial
da NPC Performance é que a empresa também amplia a capacidade
do sistema de freio, com a adição de discos
na traseira ou discos maiores na frente.
O crescimento do interesse do público consumidor pelos
carros modificados está atraindo as concessionárias
para esse negócio. A Chevrolet Viamar, por exemplo,
criou em 2002 uma equipe voltada exclusivamente para atender
a esse setor. Um de seus projetos tunados, o Astra GSI, foi
um dos destaques da X-Treme Motorsport. Com interior revestido
em couro preto e detalhes em vermelho, som com DVD e três
telas de cristal líquida (duas colocadas nos encostos
dos bancos dianteiros), e caixas seladas no porta-malas com
1000 watts de potência, o sedan estava um show. Por
fora ganhou kit aerodinâmico com faixas decorativas
e só pegou na colocação do telefone da
loja nos pára-lamas dianteiro e no exagerado preço
(estimado) de R$ 170 mil.
Além do Astra, a revenda mostrou outros três
projetos com propostas mais comportadas como objetivo de "mostrar
para os fãs do tuning os diferentes níveis de
personalização", declarou Regina Maestrello,
gerente da divisão de Subprodutos da empresa. O Celta,
com kit aerodinâmico de fábrica, tem orçamento
bem acessível de R$ 2,5 mil. Outro diferencial é
que os veículos modificados pela concessionária
não perdem a garantia, uma vez que não são
efetuadas mudanças no motor e nem na suspensão.
"E ainda adicionamos mais dois anos ao plano original
de garantia (um ano de fábrica), sem nenhum custo para
o cliente", disse Carlos Gurgel, diretor comercial da
Viamar.
A novidade da Giba Escapamentos Especiais, empresa de São
Bernardo especializada em peças diferenciadas, foi
a apresentação da sua linha de ponteiras confeccionadas
em aço inox e de fibra de carbono, um segmento que
vem crescendo. Os irmãos do grupo musical KLB, por
exemplo, pediram uma ponteira exclusiva que acabou virando
nome de um dos modelos. "Eles queriam uma que combinasse
com as rodas e nós fizemos",conta Gilberto Pinto,
dono da empresa acrescentando que o preço do brinquedo
é de R$ 500,00. A Giba também levou o único
Big Foot mostrado na exposição.
No espaço da Shutt, uma das marcas de acessórios
tuning mais conceituadas do Brasil cuja sede é no Grande
ABC, mostrou sua nova atração, um Toyota Corola
desenvolvido junto com a Vector Design, do projetista José
Pavão. O forte do carro está na pintura e nas
modificações da carroceria. A pintura em degrade
cria a sensação de que o carro está usando
um casaco de peles.
A marca Sulam, que nasceu na fase dos carros fora-de-série,
encontrou no tuning uma maneira de voltar a criar veículos
diferenciados. Entre seus modelos está o conversível
Ford Ka cuja modificação custa R$ 15 mil, e
a picape Montana. Ambos os modelos recebem modificações
significativas de estilo e bancos de couro além de
acessórios especiais. Pronta, incluindo as rodas de
liga leve aro 17, personalização da Montana
Sulam custa R$ 12 mil.
Do cinema para as ruas
Copiar com riqueza de detalhes, os carros mostrados em filmes,
especialmente os de produção norte-americana,
é uma mania quase conpulsiva no meio tuning. Um dos
melhores exemplos dessa xerox perfeita é o Mustang
GT 500, de 1967, batizado de Eleonor. O carrão virou
astro junto com o ator Nicolas Cage no filme "60 Segundos"
e imediatamente tornou-se um dos modelos mais copiados no
mundo. "Existe uma empresa nos Estados Unidos que fornece
todo o kit de modificação do carro", conta
Fernando Batista dono da Auto Garage, empresa responsável
carro exposto.
Mas não venha com pouco dinheiro na carteira pois
esse sonho custo caro. Sem contar o preço do veículo,
que por sinal é uma dificuldade encontrar no Brasil,
o custo para a customização pode variar de R$
150 a 250 mil reais, dependendo do que a pessoa imagina. Um
custo, diga-se de passagem, exagerado pelo trabalho executado
já que o kit vem pronto e é todo feito em material
composto.
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