|
"6 Canecos de Conforto" - Revista Car Stereo
Tuning - Ed. 67 - Março/2005.
|
6 canecos de Conforto
Com muito luxo, Omega aspirado ganha preparação de cabeçote
para dar mais força ao motor 6 cilindros
por Rodrigo Vieira
fotos Ricardo Kruppa
|
Nada
como um carro que une o conforto à esportividade. Isso sem
contar a segurança, pois este é um dos itens de mais
importância nos Chevrolet Omega. Agora, se este carro possui
ainda aquele ronco característico dos motores de 250 polegadas
com escape dimensionado, melhor ainda!
Foi isso que procurou Gerson Ferrari, quando passou por algumas
oficinas, na busca de uma preparação de cabeçote,
porém utilizando a injeção original.
O cabeçote foi retrabalhado pela Allen Preparações,
mais foi o próprio Gerson que ficou incumbido de polir os
dutos, já que também trabalha no meio automobilístico.
Após este trabalho, cabeçote foi levado a Allen e
recebeu uma equalização em banco de fluxo. O comando
é um eixo bruto de 278º.
Bielas, bronzinas e virabrequim permaneceram originais, mas o motor
recebeu pistões maiores com cabeça reta, próprios
para o uso de álcool, o que proporcionou também uma
melhor taxa de compressão. O escape do tipo dimensionado, proporcionou
maior velocidade na saída de gases, item muito importante
em se tratando de motores aspirados. Foi utilizado um tipo 6x2
construído pela Truck escapamentos.
|
|
No detalhe acima, o escapamento
do Omega, que ainda exibe no vidro o emblema da Allen Preparações.
Abaixo, o carro durante a sessão de fotos na oficina
NPC Performance. |
|
Cavalaria
Como
Gerson queria manter o sistema de injeção original,
levou o carro ate a oficina NPC Performance. A injeção
deste modelo é um Bosch Motronic. NPC Performance retirou os 6 bicos
originais e fez um retrabalho, no qual os bicos ganharam 60% a mais
de capacidade.
Todo acerto do motor foi feito no dinamômetro, isto é,
procurando extrair não só uma potência maior, mas
uma curva de torque melhor. Com isso, se ganha muito em aceleração
e retomada de marcha. O carro rendeu 245 cavalos.
O carro é uma beleza de andar, pois conta com o conforto
Chevrolet e a alma do 6 canecos bem acertados. Em nossa sessão
de fotos, facilmente os gigantes pneus aro 16 sofreram, acompanhado
de um grito alto do motor.
Virando velocidade final com o carro, quem já teve a oportunidade
de acelerar Omega, sabe o quanto o carro é estável,
mesmo com a suspensão original. Agora imaginem andar facilmente
acima dos 200 Km/h, com aquele belo ronco do dimensionado. Perguntem
ao feliz proprietário Gerson, ele pode desfrutar destes prazer.
|
|
Ficha Técnica |
Proprietário
Preparador
Motor
Cilindrada
Potencia estimada
Pistões marca / medida
Anéis
Bronzinas
Bielas
Virabrequim curso
Boba de óleo
Pressão de óleo utilizada
Volante do motor
Cabeçote utilizado
Preparação Cabeçote
Junta de cabeçote tipo
Comando da Válvula
Válvula de admissão
Válvula de escape
Molas cabeçote
Varetas
Tuchos
Tacha de compressão
Refrigeração
Alimentação
Bomba de combustível
Dosador
Pressão da linha
Combustível utilizado
Tanque de combustível
Coletor de admissão
Coletor de escape
Bobina
Modulo
Shift light acende
Distribuidor
Cabos de vela
Platô de embreagem
Disco de embreagem
Rolamento de embreagem
Câmbio
Diferencial
Blocante
Alavanca de câmbio
Suspensão dianteira
Suspensão traseira
Amortecedores dianteiros
Amortecedores traseiros
Freios dianteiro
Freios traseiros A disco
Rodas dianteiras
Rodas traseiras
Pneu dianteiro
Pneu traseiro
Bancos
Cinto de segurança
Volante
Contagiros
Shift
Manômetro de pressão de óleo
Manômetro de pressão do combustível
Termômetro de temperatura água
Termômetro de temperatura óleo
Hallmeter
|
Gerson Ferrari
NPC Performance
Chevrolet 6 cilindros 250 pol
4100cc
245 HP
Álcool
Originais
Originais
Originais
Originais
Original
Original
Original
Original
Allen Prep. em banco de fluxo
Original
Eixo bruto 278º
Original
Original
Original
Original
Hidráulicos originais
Original
Original
Boch Motronic - 6 bicos com 6o% a mais
Savor
Original
3.0 bar
Álcool
Original
Original
Truck 6 x 2
Original
Não utiliza
Não utiliza
Original
Original
Original
Original
Original
5 marchas Original
Original
Não utiliza
Original
Original
Original
Originais
Originais
Á disco
ABS
Mangels Aro 16
Mangels Aro 16
205/55/16
205/55/16
Originais
Originais
Original
Original
Não utiliza
Não utiliza
Não utiliza
Original
Não utiliza
Não utiliza |
|
|
O gráfico da passagem do
Omega pelo dinamômetro da NPC Performance: 245 cavalos de pico
com muito bom torque. |
A roda Mangels aro 16, com pneus
205/55. |
Voltar para o índice das publicações
|
|