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Mídia

 

"Disfarçado de Original" - Revista Car Stereo Tuning - Ed. 62 - Outubro/2004.

 


Disfarçado de Original

Palio com visual "careta" esconde 195hp de turbo comprovados em dinamômetro NPC Performance

por Rodrigo Vieira
fotos Ricardo Kruppa


 

Existem alguns proprietários que gostam de esconder o que há embaixo do capô, ou procuram não chamar a atenção com carros não muito equipados. Não se assuste se acaso algum dia você for ultrapassado por um Palio branco, ao som dos pneus gritando e o berro da turbina na sua orelha. Caso isso aconteça, vire na primeira rua e esqueça o seu orgulho. Isso pode acontecer se você encontrar este Palio, visualmente original, mas que esconde quase 200 cavalos embaixo do capô.
O proprietário confiou a missão da montagem do seu brinquedo ingênuo à conceituada NPC Performance, preparadora de São Bernardo do Campo. Lá o carro recebeu a instalação e acerto do kit turbo e a Car Stereo Tuning foi chamada para um teste no novo dinamômetro da empresa. Afinal, declarou que é potente, tem de provar!



Nada como um laudo para comprovar a potência do motor. Abaixo, a turbina praticamente escondida


Turbina Escondida

O motor original Fiat de 1600 cilindradas utiliza o eficiente e rápido cabeçote 16v. Nele foi instalado um kit turbo da Spa Turbo, que quase fica invisível aos olhos quando se abre o motor. Você irá reconhecer que é turbo apenas se procurar a turbina e reparar no filtro que foi instalado no sistema.
A turbina é a modelo T2 da Garret, que utiliza caixa quente .42 e caixa fria .35. A NPC Performance optou por esta turbina justamente para que o carro tivesse uma rápida pegada e respondesse de imediato aos carinhos no acelerador. A pressão utilizada é de 0,9 bar, para não comprometer adurabilidade e lubrificação do conjunto pistões, bielas e virabrequim, que permaneceram originais. Mas podemos comprovar que esta pressão se tornou suficiente para o tamanho da turbina e conseqüente resposta rápida.
O coletor de escape também é da Spa turbo e segue até a traseira sem fazer muito barulho, escondendo o jogo...
Todo o sistema de injeção foi remapeado pela NPC Performance para uma correta compensação de combustível quando a pressão de turbo cresce. A pressão inicial de combustível é de 1 bar e final de 4,5 bar, usando dosador HPI. A bomba de combustível é derivada da Chevrolet Blazer, preparada para o uso do álcool, que é o novo combustível utilizado no motor. As velas originais foram substituídas pelas NGK BR9ES.

Desempenho

No dinamômetro NPC Performance, os números impressionaram nossa equipe. O carro acelerou rápido e a 5300 giros alcançou 195 cavalos na roda, aonde foi melhor aproveitado o seu torque. O motor tem o corte de giro nos 7300 RPM, mas sabemos que o melhor aproveitamento do torque do motor turbo não está neste giro.
As relações de câmbio permaneceram originais. A embreagem foi substituída por uma cerâmica da Displatô, evitando assim patinagem e transmitindo toda potência gerada pelo motor.
O interior do carro permaneceu original. Apenas o relógio de pressão de turbo no console original da Fiat denuncia que algo diferente deve estar acontecendo embaixo do capô.
É realmente um carro muito interessante de se andar, principalmente por ser bastante dócil em baixos giros e rápido auxiliado pelo motor multi-válvulas Fiat e a pequena turbina. Você arriscaria uma brincadeira com um carro surpreendente como este? Eu não!

 



Ao lado, Palio no dinamômetro rendeu 195 cavalos.Abaixo dosador, que controla o combustível que vai para a injeção.


Ficha Técnica
Palio
 

Preparador
Potência
Cilindrada
Pistões
Bielas
Virabrequim
Bomba de óleo
Volante do motor
Embreagem
Câmbio
Diferencial
Junta de cabeçote
Cabeçote
Válvulas de admissão
Válvulas de escape
Molas de cabeçote
Tuchos
Taxa de compressão
Comando de válvulas
Alimentação
Bomba de combustível
Combustível utilizado
Tanque de combustível
Dosador
Pressão da linha de combustível
Coletor de admissão
Distribuidor
Bobina
Cabos de vela
Velas
Corte de giro
Coletor de escape
Kit turbo
Turbina
Caixa quente
Caixa fria
Pressão utilizada
Freios dianteiros
Freios Traseiros
Amortecedores dianteiros
Amortecedores traseiros
Suspensão dianteira
Suspensão traseira
Rodas dianteiras
Rodas traseiras
Pneus dianteiros
Pneus traseiros
Bancos
Cinto de segurança
Instrumentos
Volante

Boy/Fábio, da NPC Performance
195cv
1580 cm³
Original
Original
Original
Original
Original
Displatô cerâmica
Original
Original
Original
Duplo comando 16v
Original
Original
Original
Hidráulicos
Original
Original
4 bicos originais retrabalhados
Blazer à álcool
Álcool
Original
HPI
Inicial 1 bar, final 4,5 bar
Original
Original
Original
Original
NGK BR9ES
7300 rpm
Spa turbo
Spa turbo
T2 Garrett
.42 fria
.35 fria
0,9 bar sem booster
Original
Original
Original
Original
Original
Original
Original
Original
175/70 r13
175/70 r13
Original
Original
Original
Original

 

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