|
"O turbo é fiel" - Revista
CartStereoTuning - Ed. 52 - Dezembro/2003
Marea Turbo afinado com 270 CV
|
O turbo é fiel
Biomédico evangélico, depois de estourar
duas turbinas, deixa Marea Turbo afinado com 270 CV
por Vítor Marques
fotos Ricardo Kruppa
|
Quem não
se importa em pagar mais caro por um carro turbo, em busca
um motor de alta performance, com boa durabilidade e garantia
de fábrica, que lhe dê potência e torque
elevados? No ato da troca de seu modelo aspirado por um
turbinado, o motorista já sente a diferença
entre as duas versões, e vibra com aquela gostosa
sensação de "colar" as costas
no banco. Se, por este raciocínio, o desempenho
do carro turbinado é superior ao aspirado, por que raios, com poucos meses de uso, tem gente que cisma em aumentar
a potência do motor, e não se contenta com o que
tem?
A
resposta é difícil, não se sabe o
porquê de as pessoas que têm óleo nas
veias idealizarem sempre um fôlego extra no motor.
Há diversas maneiras corretas de incrementar um
motor turbo de fábrica. Entretanto, especialistas
em preparação fazem um alerta: criticam
o chamado oba-oba, como querer aumentar a pressão
da turbina manualmente, mexendo na válvula conhecida
como Wastegate, sem o acompanhamento de uma oficina credenciada.
Um truque, que aumenta a pressão da turbina, que
varia de 0.8 a 1.0 bar, para 1.4 bar, mais barato e arriscado.
No limite, a turbina não agüenta e quebra, "fuma",
porque queima mais óleo do motor.
O tal oba-oba contagiou o biomédico
Marcelo Gutieres Sasia, de 39 anos, que comprou um Marea
Turbo em 2000, com poucos meses de uso, e teve a sua
turbina quebrada por duas vezes. Ele sentiu no bolso
o resultado da afobação: um recondicionamento
de turbina custa quase R$ 1.000.
As dores de cabeça do
biomédico só terminaram com uma parada
na NPC Performance, onde o carro chegou guinchado,
com a turbina soltando fumaça.
AFOBAÇÃO
"Quando as pessoas compram um
carro turbo de fábrica existe uma afobação
geral para aumentar a pressão da turbina, depois de uns
meses de uso. Geralmente chega um amigo que diz que isso funciona,
que não faz nenhum mal para o motor, mas nem sempre é
o que acontece, podendo comprometer a turbina original e até
o motor do carro", adverte Marcos Eli, um dos sócios
da NPC Performance, ao lado de Fábio Reolon.
Segundo
o preparador, o primeiro passo, depois do conserto da
peça original, é aumentar o diâmetro
interno da turbina, para que ela agüente mais pressão.
O Marea Turbo do biomédico passou a funcionar a
álcool. Marcos trocou os cinco bicos de injeção,
um para cada cilindro do carro. A motorização
do Marea Turbo, um dos modelos top de linha da Fiat, é
2.0, com cinco cilindros e 20 válvulas, que resulta
em 182 cv de fábrica. Uma nova bomba de combustível
foi adicionada ao carro, com o objetivo de manter a pressão
na bomba de combustível, segundo o preparador.
Com a turbina renovada, Marcelo reprogramou o chip de potência, que condiz com a nova
pressão da turbina do carro, agora estabilizada em 1.6
bar. Com essas alterações, somada à instalação
de um filtro de ar esportivo da K&N, o carro teve sua potência
elevada para 270 cv na roda, medidos no dinamômetro, atesta
o proprietário do carro.
DEUS É FIEL!
A paixão de Marcelo por carros
turbinados começou em 1998, quando comprou um Tempra
Stile Turbo. Gostou tanto que não pensa mais em abrir
mão de um. "Quando você compra um carro
turbo passa a achar que é normal. Se for obrigado a
vender esse carro, para comprar um mais barato, vou tentar
comprar um Golzinho antigo e mandar turbinar", diz o
biomédico.
O interior do carro permanece
original, exceção aos relógios
importados colocados em cima do painel. São quatro
modelos: pressão de combustível Cronomak,
contagiro Autometer, com shift-light, pressão
do turbo Auto Meter e um relógio que mede a mistura
ar/combustível da Beast Racing.
Marcelo não é
muito ligado à mania tuning, mas deu uma caprichada
no visual do carro. Com a ajuda de um amigo, que instalou
um kit aerodinâmico TG Poli e pintou as rodas
e as pinças de freio originais, o carro ficou
mais invocado.
A lanterna traseira está mais escura, e as lâmpadas
dianteiras são de halogênio. O pára-choque
dianteiro ganhou nova grade, inspirada em uma picape gringa.
Com tantos mimos para o carro,
o biomédico confessa: "Minha mulher tem ciúme
do carro", logo depois de um telefonema da esposa
no meio da sessão de fotos. Imaginem o que ele
vai ouvir, se a mulher ler esta reportagem e descobrir
o quanto ele já gastou com esse carro. Vai ter
briga em casa. |
|
Voltar para o índice
das publicações
|
|