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"Flex sim, mas power!" - Revista AutoPower - Ed. 64 - Janeiro/2007.
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Flex sim, mas power!
Investindo menos de R$1000 (R$995), é possível extrair 14 cv de um Gol 1.6 2006 mantendo a flexibilidade de combustíveis, emissões de poluentes e consumo em utilização normal
Por Teco Caliendo
Fotos por João Mantovani
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Atualmente nenhum propulsor supera a popularidade dos VW a água na preparação, afinal tudo já foi feito para extrair potência dos "AP" - na verdade, atualmente a nomenclatura oficila é EA-827.
Não é o caso dos equipados com injeção Magneti Marelli SFS - Software Flexfuel Sensor. A NPC Performance, de São Bernardo do Campo (SP), que o diga: "O dono de um Gol 1.6 Flex buscava uns cavalos extras. Como já tínhamos as linhas de programação dessa injeção, imaginamos o 'de sempre': comando VW 027.7, polia regulável e programação", conta Fábio Reolon, sócio da NPC Performance.
Qual não foi a surpresa dos preparadores ao realizar as primeiras medições no dinâmometro?! Com o comando "supremo" montado, 10 cv foram embora sem deixar vestígios. Depois de muito trabalho na programação e enquadramento do componente de "potência garantida", os preparadores finalmente conseguiram 1cv... A menos que o motor original!
A solução foi remover o comando, que chega a render 10 cv a mais em AP's com outros sitemas e injeção e deixá-lo apenas com chip NPC Performance (que rendeu 6 cv extras). "Imagine nossa surpresa, combinada a uma certa decepção, que se seguiu por dias. Pesquisei, conversei, estudei, quebrei a cabeça", conta Reolon.
A solução vei com outro comando, de especificações não reveladas pelo preparador. "O sensor MAP e sonda de banda larga dos Flex são sensíveis, não gostam de mudanças. Decidimos testar um comando com lobe center e levante diferentes do 027.7."
A cobaia para o teste foi o Gol 1.6 2006 de Francis Gotardi, um velho amigo do pessoal da NPC Performance (e meu) que teria uma semana ocupada: ele estaria acompanhando Chip Foose em sua vinda ao Brasil e seu Gol ficaria parado.
Após a medição do motor original (104 cv, 99 cv declarados), hora de instalar o novo comando. Apreensão entre o pessoal da NPC Performance, com o componente a 0º a potência "saltou" para 105 cv (!). Depois de alguns enquadramentos da polia, finalmente a equipe consegue um ganho expressivo: 111 cv. Após a calibração do módulo em tempo real, o resultado final animou: 118 cv! Agora os "Flex" honraram seus antecessores! Isso sim é um legítimo "AP", digo EA-827! Preparação simples (mas que exige técnica) rendendo e capacidade de escolher o melhor combustível mantida, tudo a um custo razoável.
Potência 104 cv a 5.500 rpm
Potência 111 cv a 6.300 rpm
Potência 118 cv a 6.300 rpm
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