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Mídia

"Fonte de diversão " - Revista AutoPower - Ed. 61 - Setembro/2006.

 


Fonte de diversão

O que era o transporte de praia de uma família, tranforma-se em brinquedo de gente grande, graças ao motor 1.6 zerado com injeção eletrônica, turbo...

Por Teco Caliendo
Fotos João Mantovani


O despachante aduaneiro, Glaucer Roberto Gaspar Paulo, de Santos (SP), comprou este buggy Jobby 1979 sem grandes pretensões esportivas. O carro servia apenas para passeios tranqüilos pelas praias de sua cidade nos finais de semana, mas... Glaucer tem um filho de 15 anos, João Pedro, um alucinado por carros fortes!

Primeiro, João Pedro convenceu o pai a dar um tapinha no visual do carro com uma zerada na fibra e nova pintura, ambas desgastadas por quase três décadas de sol e praia.

Depois veio o mais difícil: conquistar a preparação do velho motor a ar. O adolescente não sossegava! Conversava com os amigos, devorava revistas especializadas, navegava pela internet. Sonhava com a transformação de "cadeirinha sem teto", em futuro voador de duna.





Finalmente convenceu seu pai a fazer uma visita a uma preparadora no ABC paulista, a NPC Performance. Glaucer explicou aos profissionais da empresa que só aceitaria rendimento superior se fosse aliado a alta confiabilidade.

O preparador Emerson Soares Benedito, o Gordo - aquele que vive fazendo favores e dando uma força animal para montar os carros da promoção "Potência na faixa"- e Fábio Reolon, um dos sócios da NPC Performance, planejaram cuidadosamente as modificações que seriam realizadas no "andador de areia" com motor boxer 1.6: adoção de injeção eletrônica e turbo de dimensões reduzidas.

A fórmula era garantia de respostas rápidas, torque em abundância logo nas primeiras rotações e, principalmente, confiabilidade de sobra.

O desafio

Quando o carro chegou à NPC Performance , surgiu um probleminha (daqueles que em preparação, tornam-se uma excelente oportunidade para melhorias): o velho motor 1.6 com carburação simples estava cansadão. Folga no mancal traseiro, vazamento de óleo, carcaça antiga - com prisioneiros grossos, daqueles que destróem as roscas e deixam cabeçotes soltos, batendo. Um legítimo propulsor fadado ao fracasso quando preparado.

Gordo explica: "Não era frescura de preparador. Só tinha um jeito de realizar uma preparação segura: comprar um motor novo!"

Autorizado por Glaucer, o preparador encomendou um motor completo da última Kombi a ar. "Agora dava pra 'brincar sério'!", comemorou Gordo. O primeiro passo foi trocar as varetas de acionamento dos balancins por componentes de aço e a polia da virabrequim por outra de menor diâmetro, ambos da Ancona (SP).




Acima de qualquer suspeita: o motor 1.6, das últimas Kombi a ar, foi comprado "0 km" em concessionária. Recebeu algumas modificações para que funcionasse com admissão forçada (turbo Biaggio T-2), como varetas de aço e polia do vira menor. O sistema de injeção é o Magneti Marelli dos Gol Mi (1AVB) com bicos de 60 lb/h e corpos de borboleta de 40 mm.


Depois veio a montagem dos corpos de borboleta de 40 mm, fabricados pelo Finardi, de São Bernardo do Campo, que acomodariam os quatro bicos de 60 lb/h P.A.P Injection (SP).

Com o motor instalado, o Jobby seguiu para outra empresa, na mesma avenida da NPC Performance, a Giba Escapes - na verdade a F2 Racing, Lelo Preparações, P.A.P.... Também são nesta via "racing".

Na Giba foi desenvolvido o coletor tubular (revestido com manta térmica TermoTape) para o tubo Biaggio T-2 com válvula incorporada e a pressurização para os corpos de 40 mm.



De volta à NPC Performance, Fábio instalou um sistema de injeção inusitado para um carro equipado com motor a ar: o Magneti Mareli 1AVB que equipava os primeiros Gol Mi. "Temos acesso ilimitado ao software e experiência na programação do sistema. Era uma opção viável. Outro fator que pesou na escolha foi a confiabilidade total proporcionada por um hardware de fábrica. Adoro injeções injeções programáveis, só que o carro ficaria sujeito a intempéries como sol, maresia... Um sistema original era a escolha livre de risco", completou o preparador.

Mas não pense que a instalação foi simples: além de todo o chicote ter sido alongado, para que o módulo ficasse acomodado na frente do carro, o sensor de temperatura de água (coisa que não existe em motor a ar) foi modificado e agora mede temperatura de óleo do motor.

O resultado de todo este cuidado na montagem foi supreendente: 130 cv a 5.100 rpm e 22 kfgm de torque a 3.700 rpm com apenas 0,7 kg de pressão de turbo. "Ficou impressionante! Parece que o carro pesa 200 kg! Pretendia dar este carro para o João quando ele fizesse 18 anos, mas acho que terei de montar outro. Este aqui é meu e não largo mais!", comentou, satisfeitíssimo, Glaucer.


Especificações
Ficha Técnica
Carroceria
Modelo:
Buggy Jobby, 1979
Tipo:
Chassi do tipo plataforma com túnel central (de Fusca encurtado), motor traseiro longitudinal, tração traseira
Motor
Modelo:
VW a ar código UGA, quatro cilindros contrapostos, polia de virabrequim Ancona
Dimensões (mm):
Diâmetro 85,5 mm, curso 69 mm (1585 cm²)
Bielas:
Originais
Pistões/anéis:
Originais
Cabeçote:
Oito válvulas, de alumínio com tuchas mecânicas e varetas de aço Ancona
Escape:
Coletor tubular, tubo de 2,5" direto, manta térmica TermoTape, tubo Giba Escapes
Turbo:
Biaggio Turbos do tipo T-2 com válvula de alívio incorporada
Admissão:
Corpos de borboleta Finardi de 40 mm, pressurização Giba Escapes
Alimentação:
Bomba elétrica tipo GTi Savor, regulador LP, injeção Magneti Marelli 1AVB, quatro bicos PAP Injection de 60 lb/h
Ignição:
Módulo Bosch, cabos de vela Accel de 7 mm, bobina Bosch, velas NGK BR9
Taxa/combustível:
8,5 : 1/álcool
Transmissão
Câmbio/Embreagem: Manual de 4 marchas Sapinho, platô e disco de lona reforçado FF Embreagens
Suspensão
Dianteira:
Amortecedores originais
Traseira:
Amortecedores originais
Freios e Rodas
Freios:
Disco ventilado e slotado na dianteira Powerbrakes e tambores na traseira
Rodas:
Mangels Modular de aço 14"x7" na dianteira 15"x10"
Pneus:
Firestone F-560 185/65 R14" na dianteira e Toyo 600 F6 255/60 R15" na traseira
Exterior
Alterações:
Sem alterações
Interior
Instrumentos:
Conta-giros, marcador de combustível, luzes espia e termômetro de óleo Cronomac Street Line, manômetros de turbo e óleo Cronomac Racing Line
Modificações:
Sem modificações






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