PesquisarPesquisar
Nascarchips nas redes sociais Veja nosso perfil no Facebook Siga-nos no Twitter e saiba tudo
Veja muitos vídeos em nosso canal no Youtube

Mídia

 

"Fast Weekend" - Revista Auto Power - Ed. 22 - Abril/2003
que mostra a Marea Turbo que subiu de 182 para 303cv

 


Fast Weekend

O já potente motor de 183cv da Marea Turbo
chega a até 303cv, com a preparação da NPC Performance.




Se você pensa que um carro familiar não deve ou não pode ser preparado, ou ainda que não tem chances de ficar bonito com um tuning; está na hora de rever seus conceitos. Carros do tipo Sport-wagon, ou "perua" como chamamos no Brasil, sempre foram paixões de muitos. E as fábricas de automóveis, apostando nesse nicho de mercado, sempre produziram modelos esportivos dedicados aos apaixonados por performance e pelas curvas dos modelos wagon. Além da Marea Weekend, temos outros bons exemplos de Sport-wagon, como a Audi RS2, 4, 6, Volvo T5R, Subaru Impreza, entre outras.

Apesar de jovem, Julio César adiquiriu uma Marea Weekend vermelha, turbo de fábrica, e resolveu apimentar o já potente motor 5 cilindros de 182 cavalos e personalizar a carroceria fazendo um tuning a seu gosto.



O cilindro de óxido nitroso instalado no
porta-malas recebeu pintura na cor do carro
e novo adesivo indicando a marca do kit.
No interior, apenas o manômetro de pressão do
turbo da Auto Meter da linha Silver e um medidor
da mistura ar/combustível da Beast Racing.


O primeiro passo para o tuning externo foi conseguir o kit aero para a Marea. E isso foi resolvido por um amigo do proprietário, que trouxe da Itália um kit fabricado pela famosíssima Pininfarina. Logo após receber o kit, ele foi pintado na cor vermelho original da wagon. Além dos componentes em fibra de vidro, os novos faróis também pertencem ao kit com a grife Pininfarina. No componente do tuning externo, o proprietário adquiriu um jogo de rodas Binno modelo B1000, em aro de 16 polegadas, que ainda foi pintado de branco, o que deu um visual mais agressivo e exclusivo à Sport-wagon. Revestindo as rodas, os pneus Michelin pelo XH 205/60 tentam segurar a perua nas arrancadas, e isso não é uma tarefa fácil, pois o motor preparado alcançou em dinamômetro 253 cavalos motor, ficando ainda disponíveis mais 50 cavalinhos do sistema de nitro, totalizando 303 cavalos.


As modificações para ganhar esse aumento substancial de potência foram providas pela NPC Performance de São Paulo. Na configuração de preparação, o filtro original foi substituído por um esportivo, que proporciona uma melhor entrada de filtro de ar. Além disso, o carro recebeu um novo chip que foi programado em tempo real, modificando as curvas de ignição e alimentação, o que permite aumento de pressão do turbo compressor original. Uma nova válvula festo foi instalada para retardar o tempo de overboost, que ficou em 1,6 bar. O ronco mais esportivo e mais alto ficou por conta do escapamento de duas polegadas que substitui o original.
Internamente tudo foi conservado como de fábrica, apenas os relógios de pressão de combustível e vácuo foram instalados sobre o painel de instrumentos. No porta-malas ficou abrigado o cilindro de NOS, que também não escapou da tinta vermelha.


Os pára choques são originais, apenas com adição de um kit Italiano
Pininfarina, que é composto por faróis e spoilers especiais.


Como sempre fazemos, saímos para darmos uma esticada nos músculos da Marea, e constatamos que a garota realmente tem potência de sobra. Apesar de possuir 253 cavalos, o carro permanece nas mãos em todas as situações de aceleração, provando que a Fiat fez um bom set-up de suspensão, que permite até esse aumento de potência. Infelizmente, quando testamos a Marea a garrafa já estava vazia... fica para a próxima.

Nas características externas, o que mais chama a atenção são
as rodas Binno B1000 de 16X7,5", que foram pintadas na cor branca.
As mesmas foram calçadas com pneus Michelin Pilot HX 205/50 R16".
Para realçar ainda mais o tuning exterior, a Marea
recebeu kit Pininfarina e adesivos da NOS nas laterais.


O motor Fiat de 5 cilindros 20 válvulas turbo original de fábrica, recebeu chip
alterando as curvas de ignição e combustível. Os bicos foram retrabalhados
para o uso de álcool para alimentar a pressão que chega a um pico de 1,6kg.
O kit de óxido nitroso rende ao motor 303 hp.


O filtro de ar é cônico para aumentar
o fluxo de oxigênio puxado pela turbina.




Os solenóides ao lado fazem parte
do kit de óxido nitroso da NOS.


No cano de pressurização que vai da turbina ao coletor
de admissão foi instalado o bico de óxido nitroso,
gerando instantaneamente 50hps extras ao motor Fiat.



Voltar para o índice das publicações

 


Desenvolvimento: Netbit Internet (http://netbit.com.br) / nascarchips.com, Todos os Direitos Reservados
Netbit Internet