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"Fast Weekend" - Revista Auto
Power - Ed. 22 - Abril/2003
que mostra a Marea Turbo que subiu de 182 para 303cv
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Fast Weekend
O já potente motor de 183cv da Marea Turbo
chega a até 303cv, com a preparação
da NPC Performance.
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Se você pensa que um carro familiar não deve ou não
pode ser preparado, ou ainda que não tem chances de ficar
bonito com um tuning; está na hora de rever seus conceitos.
Carros do tipo Sport-wagon, ou "perua" como chamamos no
Brasil, sempre foram paixões de muitos. E as fábricas
de automóveis, apostando nesse nicho de mercado, sempre produziram
modelos esportivos dedicados aos apaixonados por performance e pelas
curvas dos modelos wagon. Além da Marea Weekend, temos outros
bons exemplos de Sport-wagon, como a Audi RS2, 4, 6, Volvo T5R,
Subaru Impreza, entre outras.
Apesar de jovem, Julio César adiquiriu uma Marea Weekend
vermelha, turbo de fábrica, e resolveu apimentar o já
potente motor 5 cilindros de 182 cavalos e personalizar a carroceria
fazendo um tuning a seu gosto.
O cilindro de óxido nitroso instalado
no
porta-malas recebeu pintura na cor do carro
e novo adesivo indicando a marca do kit.
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No interior, apenas o manômetro de
pressão do
turbo da Auto Meter da linha Silver e um medidor
da mistura ar/combustível da Beast Racing.
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O primeiro passo para o tuning externo foi conseguir o kit aero
para a Marea. E isso foi resolvido por um amigo do proprietário,
que trouxe da Itália um kit fabricado pela famosíssima
Pininfarina. Logo após receber o kit, ele foi pintado
na cor vermelho original da wagon. Além dos componentes em
fibra de vidro, os novos faróis também pertencem ao
kit com a grife Pininfarina. No componente do tuning externo, o
proprietário adquiriu um jogo de rodas Binno modelo
B1000, em aro de 16 polegadas, que ainda foi pintado de branco,
o que deu um visual mais agressivo e exclusivo à Sport-wagon.
Revestindo as rodas, os pneus Michelin pelo XH 205/60 tentam
segurar a perua nas arrancadas, e isso não é uma tarefa
fácil, pois o motor preparado alcançou em dinamômetro
253 cavalos motor, ficando ainda disponíveis mais
50 cavalinhos do sistema de nitro, totalizando 303 cavalos.
As modificações para ganhar esse aumento substancial
de potência foram providas pela NPC Performance
de São Paulo. Na configuração de preparação,
o filtro original foi substituído por um esportivo, que proporciona
uma melhor entrada de filtro de ar. Além disso, o carro recebeu
um novo chip que foi programado em tempo real, modificando as curvas
de ignição e alimentação, o que permite
aumento de pressão do turbo compressor original. Uma nova
válvula festo foi instalada para retardar o tempo de overboost,
que ficou em 1,6 bar. O ronco mais esportivo e mais alto
ficou por conta do escapamento de duas polegadas que substitui o
original.
Internamente tudo foi conservado como de fábrica, apenas
os relógios de pressão de combustível e vácuo
foram instalados sobre o painel de instrumentos. No porta-malas
ficou abrigado o cilindro de NOS, que também não
escapou da tinta vermelha.
Os pára choques são originais, apenas com adição
de um kit Italiano
Pininfarina, que é composto por faróis e
spoilers especiais.
Como sempre fazemos, saímos para darmos uma esticada nos músculos
da Marea, e constatamos que a garota realmente tem potência
de sobra. Apesar de possuir 253 cavalos, o carro permanece nas mãos
em todas as situações de aceleração, provando
que a Fiat fez um bom set-up de suspensão, que permite até
esse aumento de potência. Infelizmente, quando testamos a Marea
a garrafa já estava vazia... fica para a próxima.
Nas características externas, o que
mais chama a atenção são
as rodas Binno B1000 de 16X7,5", que foram pintadas
na cor branca.
As mesmas foram calçadas com pneus Michelin Pilot
HX 205/50 R16".
Para realçar ainda mais o tuning exterior, a Marea
recebeu kit Pininfarina e adesivos da NOS nas
laterais.
O motor Fiat de 5 cilindros 20 válvulas
turbo original de fábrica, recebeu chip
alterando as curvas de ignição e combustível.
Os bicos foram retrabalhados
para o uso de álcool para alimentar a pressão que
chega a um pico de 1,6kg.
O kit de óxido nitroso rende ao motor 303 hp.
O filtro de ar é cônico para aumentar
o fluxo de oxigênio puxado pela turbina.
Os solenóides ao lado fazem parte
do kit de óxido nitroso da NOS.
No cano de pressurização que vai
da turbina ao coletor
de admissão foi instalado o bico de óxido nitroso,
gerando instantaneamente 50hps extras ao motor Fiat.
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