"Gol 16V Turbo" - Revista Auto Power Ed.
19 - Janeiro/2003
Avaliando o Gol preparado com a ajuda da NPC Performance
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Gol 16V Turbo
Preparação leve que aumenta o rendimento,
mantendo
a originalidade e a durabilidade do novo carro.
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Após a Volkswagem lançar o Gol 1.0 16v turbo, a
busca pela melhora de rendimentos tem sido cada vez maior. Os
proprietários que querem um pouco mais de potência
e torque, procuram empresas especialistas em preparação
de motores para que consigam extrair mais potência do motor
1.0 de fábrica, apimentando-o ainda mais.
Já recebemos diversos e-mails e cartas de leitores buscando
informações sobre a preparação deste
motor, que por incrível que pareça, poucos preparadores
dominam a arte da injeção eletrônica de combustível.
E como são vocês que mandam na revista, buscamos
uma famosa empresa de preparação em São Paulo
(SP) que vem obtendo sucesso neste tipo de preparação
entre outros.
A T&C Tuning é especializada na preparação
de motores e carros tuning, e disponibilizou para a AUTO POWER
um Gol 1.0 turbo de fábrica, apimentado pela equipe. O
Gol pertence ao estudante Junior Corazza, de São Paulo,
que resolveu preparar o pequeno motor 1.0 para enfrentar os motores
maiores sem ter medo e conseguir mais potência no já
forte 1.0 turbo.
Depois de muito trabalho, pesquisa e desenvolvimento, os preparadores
Teco e Coxa da T&C Tuning elaboraram uma receita extremamente
eficaz para o motor de 1.0 litro fabricado pela VW. Aliás,
comparando os dois carros, o original e este modificado, pudemos
sentir a grande diferença que esta preparação
resultou.
O funcionamento do motor é o mesmo e utiliza gasolina
como combustível, o que nos agradou ainda mais, pois sabemos
que isso aumenta ainda mais o grau de dificuldade na preparação
e a torna mais viável economicamente, pois nem os bicos
injetores foram modificados. A receita é eficiente e provou
que vale o investimento.
A preparação do motor 1.0L16v turbo original
de fábrica necessitou de muito trabalho e desenvolvimento
de vários componentes. Na lista abaixo você pode
acompanhar e saber todos os detalhes desta preparação. |
Na preparação foram utilizadas as seguintes peças
e soluções:
1. Filtro de ar Bugpack: este filtro é construído
com fibras de algodão e possui grande capacidade de filtragem
sem restringir o fluxo de ar. Desta forma, o turbo consegue captar
uma quantidade maior de oxigênio filtrado.
2. Tubo para captação de ar fresco: como o próprio
nome diz, este tubo de 2½ polegadas é feito de alumínio
e revestido com manta termotape para não absorver calor.
Foi instalado para trazer ar fresco do exterior da carroceria,
direcionando-o para o filtro de ar.
3. Placa isoladora de calor: esta placa de alumínio forrada
com amianto tem a função de separar o calor emitido
pela carcaça quente da turbina, da admissão do ar
do filtro ligado à parte fria do turbo. Como sabemos, ar
quente expande as moléculas não permitindo uma maior
entrada de combustível.
4. Novo chip do módulo ECU: o novo chip foi elaborado e desenvolvido
pela T&C Tuning em conjunto com A NPC Performance, exclusivamente
para o projeto preparado na T&C. A curva de alimentação
foi enriquecida e o ponto inicial, intermediário e final
foram alterados em um emulador em tempo real, o que elimina e afina
completamente o sistema com o carro em movimento
5. Válvula Blow off: neste carro a original
foi substituída por um modelo de maior precisão
construída pela Bosch, para os Porsches Turbo. A válvula
tem seu diafragma, volume e carga de mola especiais e melhores
para esta configuração. Melhoram a resposta de
baixa rotação e retomada de velocidade do turbo
compressor, que automaticamente melhora a pegada da turbina.
São silenciosas.
6. Válvula de regulagem da pressão do turbo: a
válvula regula a pressão máxima a ser atingida
pelo turbo compressor. Neste caso o carro trabalha com pressão
máxima de 1,7 bar.
7. Válvula de resposta sólida: a válvula
permite que o tempo de overboost seja aumentado e faz com que
o turbo tenha uma maior agilidade em altas e em baixas rotações.
A pressão se mantém por um período maior,
ao contrário do que acontece com os motores originais,
onde a pressão atinge o máximo e logo cai, por medidas
de segurança.
8. Relógio de pressão do turbo: É o indicador
de pressão do turbo compressor. É por esse instrumento
que acompanhamos o desempenho do turbo e ficamos atentos ao excesso
ou falta de pressão.
9. Curva da saída do escapamento da turbina 2¼:
Este upgrade serve para aliviar o fluxo de gases e baixar a temperatura
do turbo. Desta forma também se consegue uma melhora de
rendimento.
10. Escapamento de 2,5 polegadas: tem a mesma finalidade do item
nº 9
11. Abafador de baixa restrição: Tem a mesma finalidade
do item nº 10.
Durante o nosso teste com o carro, ficou nítido e claro
a melhora que as modificações foram capazes de proporcionar.
A retomada de velocidade é o fator que mais nos chamou
atenção. A entrada do turbo é mais rápida
e mais forte devido ao aumento da pressão, o que deixa
ainda mais esperto o Golzinho 1.0.
Mesmo forçando o carro, colocando a terceira marcha em
rotação inferior a 250 rpm, o motor enche rápido
e em poucos segundos o turbo já está colado em 1,7
bar. Nem de longe parece que estamos com um carro1.0. Em uma cutucada
mais apetitosa em primeira marcha os pneus lixam com facilidade
e as marchas subseqüentes são vencidas rapidamente.
A pressão turbo se mantém por mais tempo, o que
faz com que o prazer seja ainda maior , mesmo para um carro 1.0.
A preparação aplicada no carro ficou muito boa
e bem apropriada para o uso diário. Segundo o proprietário,
o nível de consumo de combustível foi pouco alterado
e o investimento valeu a pena. Afinal de contas, conseguir extrair
quase 140 cavalos de um motor de 1000 cilindradas por um desembolso
tão pequeno é uma verdadeira barganha. Por falar
em potência, no dinamômetro o carro acusou 112 cavalos
nas rodas dianteiras, o que resultaria em 132 cavalos no motor.
O teste no dinamômetro foi efetuado sem que o chip fosse
modificado e segundo o preparador, a potência desse carro
hoje chega facilmente a 140 cavalos. Uma preparação
barata, mas muito eficiente. Quem tiver interessado em dar uma
injeção de ânimo no Gol turbo é só
contactar A NPC Performance (0**11) 4367-1837.
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