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"Gol 16V Turbo" - Revista Auto Power Ed. 19 - Janeiro/2003
Avaliando o Gol preparado com a ajuda da NPC Performance

 


Gol 16V Turbo

Preparação leve que aumenta o rendimento, mantendo
a originalidade e a durabilidade do novo carro.



Após a Volkswagem lançar o Gol 1.0 16v turbo, a busca pela melhora de rendimentos tem sido cada vez maior. Os proprietários que querem um pouco mais de potência e torque, procuram empresas especialistas em preparação de motores para que consigam extrair mais potência do motor 1.0 de fábrica, apimentando-o ainda mais.

Já recebemos diversos e-mails e cartas de leitores buscando informações sobre a preparação deste motor, que por incrível que pareça, poucos preparadores dominam a arte da injeção eletrônica de combustível. E como são vocês que mandam na revista, buscamos uma famosa empresa de preparação em São Paulo (SP) que vem obtendo sucesso neste tipo de preparação entre outros.

A T&C Tuning é especializada na preparação de motores e carros tuning, e disponibilizou para a AUTO POWER um Gol 1.0 turbo de fábrica, apimentado pela equipe. O Gol pertence ao estudante Junior Corazza, de São Paulo, que resolveu preparar o pequeno motor 1.0 para enfrentar os motores maiores sem ter medo e conseguir mais potência no já forte 1.0 turbo.

Depois de muito trabalho, pesquisa e desenvolvimento, os preparadores Teco e Coxa da T&C Tuning elaboraram uma receita extremamente eficaz para o motor de 1.0 litro fabricado pela VW. Aliás, comparando os dois carros, o original e este modificado, pudemos sentir a grande diferença que esta preparação resultou.

O funcionamento do motor é o mesmo e utiliza gasolina como combustível, o que nos agradou ainda mais, pois sabemos que isso aumenta ainda mais o grau de dificuldade na preparação e a torna mais viável economicamente, pois nem os bicos injetores foram modificados. A receita é eficiente e provou que vale o investimento.


A preparação do motor 1.0L16v turbo original de fábrica necessitou de muito trabalho e desenvolvimento de vários componentes. Na lista abaixo você pode acompanhar e saber todos os detalhes desta preparação.

 

Na preparação foram utilizadas as seguintes peças e soluções:


1. Filtro de ar Bugpack: este filtro é construído com fibras de algodão e possui grande capacidade de filtragem sem restringir o fluxo de ar. Desta forma, o turbo consegue captar uma quantidade maior de oxigênio filtrado.

2. Tubo para captação de ar fresco: como o próprio nome diz, este tubo de 2½ polegadas é feito de alumínio e revestido com manta termotape para não absorver calor. Foi instalado para trazer ar fresco do exterior da carroceria, direcionando-o para o filtro de ar.

3. Placa isoladora de calor: esta placa de alumínio forrada com amianto tem a função de separar o calor emitido pela carcaça quente da turbina, da admissão do ar do filtro ligado à parte fria do turbo. Como sabemos, ar quente expande as moléculas não permitindo uma maior entrada de combustível.

4. Novo chip do módulo ECU: o novo chip foi elaborado e desenvolvido pela T&C Tuning em conjunto com A NPC Performance, exclusivamente para o projeto preparado na T&C. A curva de alimentação foi enriquecida e o ponto inicial, intermediário e final foram alterados em um emulador em tempo real, o que elimina e afina completamente o sistema com o carro em movimento

5. Válvula Blow off: neste carro a original foi substituída por um modelo de maior precisão construída pela Bosch, para os Porsches Turbo. A válvula tem seu diafragma, volume e carga de mola especiais e melhores para esta configuração. Melhoram a resposta de baixa rotação e retomada de velocidade do turbo compressor, que automaticamente melhora a pegada da turbina. São silenciosas.

6. Válvula de regulagem da pressão do turbo: a válvula regula a pressão máxima a ser atingida pelo turbo compressor. Neste caso o carro trabalha com pressão máxima de 1,7 bar.

7. Válvula de resposta sólida: a válvula permite que o tempo de overboost seja aumentado e faz com que o turbo tenha uma maior agilidade em altas e em baixas rotações. A pressão se mantém por um período maior, ao contrário do que acontece com os motores originais, onde a pressão atinge o máximo e logo cai, por medidas de segurança.

8. Relógio de pressão do turbo: É o indicador de pressão do turbo compressor. É por esse instrumento que acompanhamos o desempenho do turbo e ficamos atentos ao excesso ou falta de pressão.

9. Curva da saída do escapamento da turbina 2¼: Este upgrade serve para aliviar o fluxo de gases e baixar a temperatura do turbo. Desta forma também se consegue uma melhora de rendimento.

10. Escapamento de 2,5 polegadas: tem a mesma finalidade do item nº 9

11. Abafador de baixa restrição: Tem a mesma finalidade do item nº 10.


Durante o nosso teste com o carro, ficou nítido e claro a melhora que as modificações foram capazes de proporcionar. A retomada de velocidade é o fator que mais nos chamou atenção. A entrada do turbo é mais rápida e mais forte devido ao aumento da pressão, o que deixa ainda mais esperto o Golzinho 1.0.

Mesmo forçando o carro, colocando a terceira marcha em rotação inferior a 250 rpm, o motor enche rápido e em poucos segundos o turbo já está colado em 1,7 bar. Nem de longe parece que estamos com um carro1.0. Em uma cutucada mais apetitosa em primeira marcha os pneus lixam com facilidade e as marchas subseqüentes são vencidas rapidamente. A pressão turbo se mantém por mais tempo, o que faz com que o prazer seja ainda maior , mesmo para um carro 1.0.

A preparação aplicada no carro ficou muito boa e bem apropriada para o uso diário. Segundo o proprietário, o nível de consumo de combustível foi pouco alterado e o investimento valeu a pena. Afinal de contas, conseguir extrair quase 140 cavalos de um motor de 1000 cilindradas por um desembolso tão pequeno é uma verdadeira barganha. Por falar em potência, no dinamômetro o carro acusou 112 cavalos nas rodas dianteiras, o que resultaria em 132 cavalos no motor.

O teste no dinamômetro foi efetuado sem que o chip fosse modificado e segundo o preparador, a potência desse carro hoje chega facilmente a 140 cavalos. Uma preparação barata, mas muito eficiente. Quem tiver interessado em dar uma injeção de ânimo no Gol turbo é só contactar A NPC Performance (0**11) 4367-1837.


 

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