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"Polo 1.6 Nitro" - Revista Auto Power - Ed.
19 - Janeiro/2003
Apresentando o Polo nitrado da NPC Performance
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Polo 1.6 Nitro
Preparação leve que aumenta o rendimento,
mantendo
a originalidade e a durabilidade do novo carro.
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As rodas Mangels aro 17" ficaram perfeitas para o Polo.
O apelo visual causado pela suspensão rebaixada e as
rodas modifica para melhor o conjunto. |
Andar com este carro foi muito agradável.
A preparação e o sistema de nitro deram vida nova
ao motor 1.6l. A agilidade imposta pelo sistema de nitro é
sentida imediatamente ao acelerarmos no talo. |
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Carro novo no mercado já atiça os
neurônios de quem gosta de preparação de
motores. Fábio Alexandre é proprietário
dA NPC Performance de São Paulo e logo após
o lançamento do Pólo 1.6 resolveu adquirir o modelo
para efetuar algumas modificações e servir de
laboratório para novos chips. Fábio queria uma
preparação leve que não prejudicasse a
originalidade e nem a durabilidade do carro. Desta forma, desenvolveu
um chip (casa de ferreiro e o espeto é de aço
mesmo) especial para a preparação do motor equipado
com 40 hp de nitro.
Para a instalação do sistema de nitro foi necessário
um novo estudo e a produção de um novo chip com
curvas de ignição modificadas, além de
uma nova programação no corte de giros. O sistema
de óxido nitroso, de apenas um bico foi instalado no
tubo de ar em alumínio na entrada da borboleta de admissão
do sistema original de injeção. Os solenóides
foram instalados aproveitando o mesmo furo dos amortecedores,
evitando assim qualquer furo na carroceria durante a instalação
do equipamento. O sistema de óxido nitroso é ativado
por intermédio de um botão instalado no cinzeiro,
que depois de ativado, é só pressionar o acelerador
até o final do curso, para que um sensor eletrônico
dispare o gás milagroso. Ao retirar o pé do acelerador
ou ainda aliviar o sistema é desligado automaticamente.
Além do sistema de nitro e o chip, foram efetuadas as
substituições do tubo de admissão de ar
e adicionado um novo filtro cônico esportivo da K&N. |
Estas alterações deixam o motor
respirar melhor provendo um fluxo maior de ar fresco ao motor,
como já sabemos, o ar com a temperatura mais alta deixam
as moléculas de oxigênio mais expandidas, ocupando
mais espaço na câmara de combustão do cabeçote,
impedindo uma maior entrada de combustível. Quanto mais
ar e combustível na proporção exata, mais
rendimento teremos.
Todo esse trabalho demorou apenas uma semana, e o que mais tomou
tempo na preparação foi o desenvolvimento do chip
especialmente para este carro. Tivemos a oportunidade de dar
algumas estilingadas com o carrinho e a diferença é
substancial. Com o nitro ativado parece que estamos em outro
carro. O giro sobe muito mais rapidamente e as marchas parecem
ter encurtado um bocado. Mesmo com o carro carregado a potência
é instantânea. Ao pressionar o acelerador até
o final do curso, o gás mágico faz seu trabalho
socando 40hp imediatamente, e sentimos esta diferença
na pele.
Além de agradável para dirigir, novas rodas e
pneus também foram instaladas para melhorar o visual
e a estabilidade do carro. As rodas Mangel possuem diâmetro
de 17 polegadas e foram calçadas com pneus Toyo 205/40.
As molas da suspensão foram encurtadas por aquecimento
e deixaram a aparência do Pólo um pouco mais agressiva
sem o tornar desconfortável. Sem dúvida uma preparação
leve, relativamente barata, que não afeta a vida útil
e nem a originalidade do motor em uma utilização
normal. Valeu a pena! |
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O upgrade fornecido pelo novo sistema de captação
de ar fresco em conjunto com o novo chip melhora sensivelmente
a resposta nas acelerações. |
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O filtro de ar da K&N possui uma baixíssima
restrição de ar. Mesmo assim, consegue segurar
as impurezas. |
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A instalação limpa e bem feita deixa
a aparência do motor agradável. |
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O bico de nitro foi instalado no cano que leva
o ar do filtro para a borboleta de aceleração. |
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A
empresa NPC Performance reprogramou o chip, modificando as curvas de
ignição e combustível, mudando inclusive
o limite de corte de giros do motor. Os gráficos mostram
a diferença entre a programação original
do ponto de ignição e a modificada.
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No
porta-malas foram instalados o cilindro de nitro da NOS e uma
caixa em fibra de vidro que acomoda um sub-woofer JBL de 12".
Fixado atrás do banco, o amplificador Boss que controla
o kit de alto falantes dianteiros e o sub-woofer.
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