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"Polo 1.6 Nitro" - Revista Auto Power - Ed. 19 - Janeiro/2003
Apresentando o Polo nitrado da NPC Performance

 


Polo 1.6 Nitro

Preparação leve que aumenta o rendimento, mantendo
a originalidade e a durabilidade do novo carro.


As rodas Mangels aro 17" ficaram perfeitas para o Polo. O apelo visual causado pela suspensão rebaixada e as rodas modifica para melhor o conjunto.
Andar com este carro foi muito agradável. A preparação e o sistema de nitro deram vida nova ao motor 1.6l. A agilidade imposta pelo sistema de nitro é sentida imediatamente ao acelerarmos no talo.

Carro novo no mercado já atiça os neurônios de quem gosta de preparação de motores. Fábio Alexandre é proprietário dA NPC Performance de São Paulo e logo após o lançamento do Pólo 1.6 resolveu adquirir o modelo para efetuar algumas modificações e servir de laboratório para novos chips. Fábio queria uma preparação leve que não prejudicasse a originalidade e nem a durabilidade do carro. Desta forma, desenvolveu um chip (casa de ferreiro e o espeto é de aço mesmo) especial para a preparação do motor equipado com 40 hp de nitro.
Para a instalação do sistema de nitro foi necessário um novo estudo e a produção de um novo chip com curvas de ignição modificadas, além de uma nova programação no corte de giros. O sistema de óxido nitroso, de apenas um bico foi instalado no tubo de ar em alumínio na entrada da borboleta de admissão do sistema original de injeção. Os solenóides foram instalados aproveitando o mesmo furo dos amortecedores, evitando assim qualquer furo na carroceria durante a instalação do equipamento. O sistema de óxido nitroso é ativado por intermédio de um botão instalado no cinzeiro, que depois de ativado, é só pressionar o acelerador até o final do curso, para que um sensor eletrônico dispare o gás milagroso. Ao retirar o pé do acelerador ou ainda aliviar o sistema é desligado automaticamente. Além do sistema de nitro e o chip, foram efetuadas as substituições do tubo de admissão de ar e adicionado um novo filtro cônico esportivo da K&N.
Estas alterações deixam o motor respirar melhor provendo um fluxo maior de ar fresco ao motor, como já sabemos, o ar com a temperatura mais alta deixam as moléculas de oxigênio mais expandidas, ocupando mais espaço na câmara de combustão do cabeçote, impedindo uma maior entrada de combustível. Quanto mais ar e combustível na proporção exata, mais rendimento teremos.
Todo esse trabalho demorou apenas uma semana, e o que mais tomou tempo na preparação foi o desenvolvimento do chip especialmente para este carro. Tivemos a oportunidade de dar algumas estilingadas com o carrinho e a diferença é substancial. Com o nitro ativado parece que estamos em outro carro. O giro sobe muito mais rapidamente e as marchas parecem ter encurtado um bocado. Mesmo com o carro carregado a potência é instantânea. Ao pressionar o acelerador até o final do curso, o gás mágico faz seu trabalho socando 40hp imediatamente, e sentimos esta diferença na pele.
Além de agradável para dirigir, novas rodas e pneus também foram instaladas para melhorar o visual e a estabilidade do carro. As rodas Mangel possuem diâmetro de 17 polegadas e foram calçadas com pneus Toyo 205/40. As molas da suspensão foram encurtadas por aquecimento e deixaram a aparência do Pólo um pouco mais agressiva sem o tornar desconfortável. Sem dúvida uma preparação leve, relativamente barata, que não afeta a vida útil e nem a originalidade do motor em uma utilização normal. Valeu a pena!

O upgrade fornecido pelo novo sistema de captação de ar fresco em conjunto com o novo chip melhora sensivelmente a resposta nas acelerações.

O filtro de ar da K&N possui uma baixíssima restrição de ar. Mesmo assim, consegue segurar as impurezas.

A instalação limpa e bem feita deixa a aparência do motor agradável.

O bico de nitro foi instalado no cano que leva o ar do filtro para a borboleta de aceleração.

A empresa NPC Performance reprogramou o chip, modificando as curvas de ignição e combustível, mudando inclusive o limite de corte de giros do motor. Os gráficos mostram a diferença entre a programação original do ponto de ignição e a modificada.

No porta-malas foram instalados o cilindro de nitro da NOS e uma caixa em fibra de vidro que acomoda um sub-woofer JBL de 12". Fixado atrás do banco, o amplificador Boss que controla o kit de alto falantes dianteiros e o sub-woofer.


 

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