|
"Nascida para voar" - Revista Auto Esporte
- Ed. 462 - Novembro/2003.
Saveiro - 100 km/h em apenas 5,5 segundos. Mais rápido que uma
BMW Z4
|
Nascida para voar
A aparência discreta desta Saveiro esconde um motor
nervoso de 320cv que acelera de 0 a 100 Km/h em 5,5 s
por Marcelo Goto
|
|
Quem olha para a Saveiro GIII 2.0 de Ransei
Igarasghi pela primeira vez nem sequer desconfia que o
carro é um modelo experimental.Trata-se de um protótipo
superequipado da versão Plus Sportline que estava
sendo testado pela Volkswagen há cerca de três
anos. |
Mas, por causa de seu alto custo final - em torno de R$ 40
mil -, acabou ficando inviável colocar o modelo no
mercado e apenas algumas unidades foram montadas. Também
pudera, a quantidade de equipamentos caros que esta picape
carrega justifica, em parte, a decisão da montadora
de suspender sua produção. É difícil
de acreditar, mas esta Saveiro já saiu da linha de
montagem com controles de tração e estabilidade
EBD e freios com sistemas ABS (antitravamento) do Audi A3.
Terminados todos os testes, a picape acabou sendo adquirida
por um funcionário da Volkswagen e não demorou
muito para trocar de mãos. Ransei a comprou em 2001
por R$ 25 mil e, a partir daí, não parou mais
de equipar o carro. Ex-piloto de testes da Fiat e trabalhando
atualmente como bancário, Ransei afirma ter gastado
quase o valor pago pelo utilitário em preparação,
mecânica e sonorização. Isso sem falar
que a picape foi levada por ladrões em meados de agosto
do ano passado. "Quando dei queixa do roubo na delegacia,
o delegado disse que eu nunca mais ia ver o carro de novo.
Encontraram a picape no dia seguinte só com o motor
e o câmbio", lembra o bancário, de 25 anos.
Leds azuis dominam painel discreto e a instrumentação
Para reequipar a Saveiro, Ransei levou apenas dois meses.
De lá para cá a picape teve o chip da central
de comando eletrônico reprogramado, foi convertida para
o álcool e ganhou um kit nitro (óxido nitroso).
Com todas estas modificações a potência
saltou de 121 cavalos originais para 210 cv. Não contente,
o ex-piloto de testes decidiu instalar um turbo no início
deste ano. O projeto, especialmente desenvolvido para a Saveiro,
ficou a cargo da oficina de preparação Nascar
Power Chips, de São Bernardo do Campo, no ABC paulista,
e consiste, entre outros itens, de uma turbina pulsativa e
bielas e pistões forjados. Toda essa parafernália
proporciona uma potência cavalar de 320 cv e faz com
que o carro saia da inércia e atinja a velocidade de
100 km/h em 5,5 segundos. Mais rápido que uma BMW Z4.
Para aguentar isso, toda a suspensão da picape foi
retrabalhada e recebeu molas e amortecedores da Parati GTI
16V. As relações de marchas tiveram de ser redimensionadas
para que o carro chegue à velocidade final de 225 km/h.
Rodando na picape, percebe-se que a preparação
feita pela Volkswagen faz a diferença. Apesar do tranco do
primeiro estágio, o controle de tração
segura o carro, evitando que ele escape do controle do motorista.
Motor detalhado |
Tubo de óxido nitroso |
Apesar de discreta, a picape segue a tendência tuning,
com capô pintado na cor preto fosco e iluminação
neon azulada sob a carroceria. O visual interno também
é discreto, com iluminação composta por
pequenos leds também na cor azul. A instrumentação
é feita com um conta-giros, um manômetro e um
vacômetro, todos da linha Cobalt da Autometer. A parte
de entretenimento conta com um reprodutor de DVD Sound Storm
e um de cd's Pioneer Premier. E, para quem pensa que Ransei
se deu por satisfeito, aí vai um recado dele: ''Só
estou começando''.
Voltar para o índice das publicações
|
|