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"Sujeira no Ventilador" - Revista Quatro
Rodas - Ed. 535 - Janeiro/2005.
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Sujeira no Ventilador
Pode a simples troca de filtro de ar comum por um esportivo fazer diferença
no desempenho de um carro? Não foi bem isso que mostrou
o dinamômetro
por Zeca Chaves
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Quantos
cavalos se ganham com um filtro de ar esportivo? Pergunte em cada
loja que vende esse tipo de artigo e ouvirá as mais diversas
respostas. Nossos leitores nos escrevem com a mesma dúvida.
Para tirar a limpo a história, medimos a diferença
de desempenho de um carro com filtro original e com um esportivo.
O escolhido foi o da K&N, marca mais conhecida do mercado. Segundo
especialistas, esse acessório permite maior passagem de fluxo
de ar, o que se refletiria em maior desempenho.
A dúvida começou na escolha. Há duas versões:
o de elemento interno (ou "inbox"), que tem as mesmas
dimensões do original, e o cônico. Como a meta era
aumentar potência sem mexer nas características originais
do veículo, escolhemos o inbox, pois o cônico apresentava
três inconvenientes: necessita de adaptação
nos dutos de ar, exige cuidados com água - pois o filtro
fica permanentemente exposto no cofre do motor - e gera um ruído
constante - já que trabalha fora da caixa de proteção.
Na Ancona, importadora da K&N, o vendedor disse que o ganho
seria de 8% a 10% para uma Marea Weekend 2.4. Por 210,00 reais,
parecia um bom investimento. Para ter certeza de que as condições
do teste seriam iguais, compramos também um filtro novo da
marca Fram, igual ao original, por 50,00 reais. A medição
seria num dinamômetro Dynotech 720, da NPC Performance,
empresa especializada em preparação de motores em
São Bernardo do Campo (SP).
Com tudo na mão, foi só acelerar o carro e ver na
tela do computador os números: com o filtro Fram a Marea
cravou 152,44 cavalos, medidos no motor. Depois foi a vez de colocar
o K&N. Pelas contas do vendedor, teríamos algo entre
164,6 e 167,7 cavalos. Mas o dinamômetro não passou
de 154,6 - um acréscimo de 2,16 cavalos. "Não
me surpreendeu. Pela nossa experiência aqui, sabemos que não
se ganha mais que 4 cavalos num carro aspirado com um filtro esportivo
inbox. Com o cônico dá pra chegar a 6 cavalos no máximo",
diz Marcos Eli, sócio da NPC Performance. "Só o
filtro não faz mágica. Precisa mexer no chip e no
escapamento para ter um bom rendimento".
Consultando a Ancona, agora nos identificando como QUATRO RODAS,
o vendedor Fábio Félix afirmou que o ganho seria de
5 cavalos em média - mais que o dobro do que conseguimos.
Ele disse que estranhou a pequena diferença e culpou o dinamômetro.
"Esse da NPC Performance é muito bom para acertar motor,
mas para medir a potência perfeitamente ele não serve".
O curioso é que nem na embalagem do filtro (com instruções
em inglês, francês e espanhol) nem o site da K&N
falam em aumento de potência de 8% ou de 5 cavalos. Mas ambos
deixam clara a sua maior vantagem: nunca precisa ser trocado, pois
duraria 1,6 milhão de quilômetros. Para isso, basta
lavá-lo com um xampu especial e depois impregná-lo
com um óleo filtrante a cada 20000 quilômetros em média.
Só que o kit de limpeza é vendido à parte:
85 reais.
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