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"Sujeira no Ventilador" - Revista Quatro Rodas - Ed. 535 - Janeiro/2005.

 


Sujeira no Ventilador

Pode a simples troca de filtro de ar comum por um esportivo fazer diferença no desempenho de um carro? Não foi bem isso que mostrou o dinamômetro

por Zeca Chaves

Quantos cavalos se ganham com um filtro de ar esportivo? Pergunte em cada loja que vende esse tipo de artigo e ouvirá as mais diversas respostas. Nossos leitores nos escrevem com a mesma dúvida. Para tirar a limpo a história, medimos a diferença de desempenho de um carro com filtro original e com um esportivo. O escolhido foi o da K&N, marca mais conhecida do mercado. Segundo especialistas, esse acessório permite maior passagem de fluxo de ar, o que se refletiria em maior desempenho.
A dúvida começou na escolha. Há duas versões: o de elemento interno (ou "inbox"), que tem as mesmas dimensões do original, e o cônico. Como a meta era aumentar potência sem mexer nas características originais do veículo, escolhemos o inbox, pois o cônico apresentava três inconvenientes: necessita de adaptação nos dutos de ar, exige cuidados com água - pois o filtro fica permanentemente exposto no cofre do motor - e gera um ruído constante - já que trabalha fora da caixa de proteção.

Na Ancona, importadora da K&N, o vendedor disse que o ganho seria de 8% a 10% para uma Marea Weekend 2.4. Por 210,00 reais, parecia um bom investimento. Para ter certeza de que as condições do teste seriam iguais, compramos também um filtro novo da marca Fram, igual ao original, por 50,00 reais. A medição seria num dinamômetro Dynotech 720, da NPC Performance, empresa especializada em preparação de motores em São Bernardo do Campo (SP).

Com tudo na mão, foi só acelerar o carro e ver na tela do computador os números: com o filtro Fram a Marea cravou 152,44 cavalos, medidos no motor. Depois foi a vez de colocar o K&N. Pelas contas do vendedor, teríamos algo entre 164,6 e 167,7 cavalos. Mas o dinamômetro não passou de 154,6 - um acréscimo de 2,16 cavalos. "Não me surpreendeu. Pela nossa experiência aqui, sabemos que não se ganha mais que 4 cavalos num carro aspirado com um filtro esportivo inbox. Com o cônico dá pra chegar a 6 cavalos no máximo", diz Marcos Eli, sócio da NPC Performance. "Só o filtro não faz mágica. Precisa mexer no chip e no escapamento para ter um bom rendimento".

Consultando a Ancona, agora nos identificando como QUATRO RODAS, o vendedor Fábio Félix afirmou que o ganho seria de 5 cavalos em média - mais que o dobro do que conseguimos. Ele disse que estranhou a pequena diferença e culpou o dinamômetro. "Esse da NPC Performance é muito bom para acertar motor, mas para medir a potência perfeitamente ele não serve". O curioso é que nem na embalagem do filtro (com instruções em inglês, francês e espanhol) nem o site da K&N falam em aumento de potência de 8% ou de 5 cavalos. Mas ambos deixam clara a sua maior vantagem: nunca precisa ser trocado, pois duraria 1,6 milhão de quilômetros. Para isso, basta lavá-lo com um xampu especial e depois impregná-lo com um óleo filtrante a cada 20000 quilômetros em média. Só que o kit de limpeza é vendido à parte: 85 reais.


 

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