“Cumpre?”
Revista FullPower – Ed.37
No dinamômetro, filtro esportivo garante elevação de 5 a 8 cavalos de potência máxima. |
O Max Filter utiliza fibra de algodão para filtragem do ar e tela de alumínio para refletir o calor gerado pelo cofre. Uma captação de ar direta traria ganhos ainda maiores.
As perguntas mais freqüentes feitas à redação de Fullpower recaem sobre a eficiência dos “milagrosos” filtros de ar esportivos. Já realizamos um megateste com diversos fabricantes nacionais e estrangeiros na edição 16. Agora a seção “Cumpre?” avalia um modelo da nacional Race Chrome, inexistente na época do primeiro teste: o Master Filter, filtro de maior vazão da empresa, com 175 mm de diâmetro e 150 mm de altura.
Marco Aurélio Teixeira, gerente comercial da Race Chrome, explica: “Ele é do tipo duplo fluxo, que admite ar pelas laterais e pelo centro e o material de filtragem é composto por fibra de algodão”.
Para realizar o “Cumpre?”, foram utilizados dois carros originais – Gol 1.0 Turbo e Montana 1.8 Flex -, ambos medidos no dinamômetro Dynotech 760, da oficina NPC Performance. Foram oito medições em cada carro (quatro com filtro original e quatro com o Master Filter).
Quem mais sofreu com a variação de temperatura foi a Montana, que tem radiador e ventoinha montados no centro do carro, mais próximos do filtro de ar – o que contribuiu para a queda de potência. Na terceira puxada com o Master Filter instalado, houve queda de potência de dois cavalos na potência máxima e quando a ventoinha foi acionada, a perda subiu para 4 cavalos. No Gol, as variações foram menores (um cavalo mesmo com a ventoinha acionada). O radiador montado do lado oposto ao do filtro de ar e o intercooler contribuíram para uma menor perda de potência.
A conclusão do teste foi satisfatória, com ganho médio de potência de 5 cv na Montana e 8 cv no Gol. O veredito? O Max Filter, de fato, cumpre sua função.