“Livro de Receita”

Revista Mecânica – Edição especial Hot

Atualmente as opções para se ganhar mais potência e/ou torque num motor, seja para rodar na rua ou em pista, são muitas.

Mas, antes de escolher a receita a ser usada, deve-se levar em conta durabilidade e consumo “pós veneno”, além de custos do trabalho. Imagine sair para uma viagem com o carro carregado e, numa ultrapassagem com seu motor “canhão”, tudo vai para o espaço. Além da dor de cabeça, os prejuízos geralmente são elevados. E tem mais: rodar num beberrão que faz 2Km/l também fica caro!

Portanto, confira algumas receitas dadas por especialistas em preparação.

Muitas podem ser facilmente adaptadas ao motor do seu veículo de uso diário, seja ele um quatro, seis ou oito cilindros, de qualquer cilindrada.

Suave veneno

Segundo o preparador Fábio Alexandre, da oficina de preparação NPC Performance (São Bernardo do Campo – SP), o veneno leve mais procurado inclui a troca de chip – no caso de modelos injetados – e também a adoção de um filtro de ar esportivo, com melhor passagem de ar. O chip custa R$ 180 e o filtro R$ 60. Essas simples mudanças garantem cerca de 10% de melhora no motor, e ficam ainda melhor quando se rebaixa o cabeçote – no máximo em 1,2mm – por cerca de R$ 170.

Com o novo chip e as demais modificações, ganha-se mais torque, mudando a “curva” de funcionamento do motor. Ou seja, se a programação original do chip indica o torque máximo aparecendo nas 4.000 rpm, por exemplo, com a substituição deste componente eletrônico, pode-se adiantar a força do motor para as 3.000 rpm e assim, ter melhor rendimento em rotações mais baixas.

Quem deseja mais que chip e filtro, pode ainda colocar um comando de válvulas mais “bravo” (utilizando inclusive uma polia variável, que facilita o acerto do comando), um coletor de escapamento dimensionado e corpo de borboleta (componente da injeção) retrabalhado. Esse adendo ao veneno sai por volta de R$ 1.000 e, nesse caso, a potência aumenta em cerca de 30%. O consumo também se eleva na mesma proporção.

Veneno forte

O motor “canhão” recomendado por Grilo requer grandes alterações para não ocorrer quebras. Nesse veneno, além de um kit turbo que trabalha com cerca de 1,5 bar de pressão, entra um sistema Nitro. A receita, bem completa, custa por volta de R$ 16.000 (cerca de R$ 13.000 para o kit turbo e componentes internos especiais, mais R$ 3.000 para o nitro).

Na parte interna do motor, modifica-se tudo: são colocados pistões forjados de diâmetro maior (no caso de um motor 1.8 por exemplo, a cilindrada pode ir até 2.100cc) e bielas especiais. Uma segunda bomba elétrica de combustível é também instalada para evitar falta de “comida” durante as acelerações. Para completar, o cabeçote recebe válvulas de admissão e escapes maiores.

Com toda essa adaptação no motor, se faz necessário trocar platô e disco de embreagem por outros especiais (o pedal fica duro e com curso muito curto), sistema de escapamento refeito (com 3,0 pol. de diâmetro) e uso de um marcador de pressão do turbocompressor.

Claro que o chip do sistema de injeção deve ser especial. E para monitorar o volume de combustível injetado, instala-se um sistema HIS (importado), que calibra a alimentação de acordo com a rotação do motor e pressão de trabalho do turbo. O condutor, nesse caso praticamente um piloto, pode controlar se quer mais ou menos combustível para o motor através de teclas no HIS.

Com todas essas alterações, a potência de um motor VW AP 1.8 pode chegar aos 350 cv, garantindo um rendimento “animal”. Claro que a vida útil do motor fica curta e o consumo de combustível elevado. O preço para conseguir um pouco mais de rendimento.

NITRADO

O famoso NOS, na verdade óxido nitroso ou apenas nitro, ajuda no rendimento de motores gasolina ou álcool, sendo injetado com o combustível original. O kit universal tem apenas um bico e pode ser instalado na maioria dos modelos com injeção, podendo elevar a potência em cerca de 60 cv sem afetar muito o motor. Já na utilização de um bico para cada cilindro (ou seja, quatro bicos num quatro cilindros, por exemplo), recomenda-se o uso de pistões forjados e bielas especiais para não haver quebra.No kit estão inclusos cilindros do nitro (4,5kg) mangueiras, duas válvulas sonelóides (para nitro e combustível) , botão de acionamento do sistema e chicotes elétricos. O modelo básico, com apenas um bico e para 60 cv, custa US$ 600. Para os quatro bicos e 120 cv, o preço passa para US$ 745. Motores V8, que tem kit para até 300cv com oito bicos, sai por US$1.300.

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