“Força Contida”

Revista Full Power Ed. 9

Com apenas 0,7 Kg de pressão na turbina, o BMW 318 Compact apresenta desempenho mais que suficiente para se divertir no dia-a-dia

Antes do jovem empresário Wagner “Skitter” concretizar a compra do BMW 318, em março de 2002, o hatch alemão pertencia a uma pacata senhorita admiradora de carros originais. Menos de um ano após a negociação, a ex-única dona teria um ataque cardíaco ao ver as mudanças encomendadas por Skitter. O dono da bagaça relembra: “Nem precisei rodar muitos quilômetros com a caranga para sentir que ele precisava de um veneno.” Começava ali um upgrade da fera alemã.Primeiramente, o motor ganhou veneno aspirado e foi convertido para rodar com álcool. “É, ficou legal…” – pela avaliação desanimada de Skitter dá para notar que a preparação não surtiu um efeito lá muito satisfatório. Pouco tempo depois, Fabio Reolon, da oficina paulista NPC Performance , sugeriu a adoção de um kit turbo. “Não passou muito tempo e o Wagnão voltou com um conjunto completo debaixo do braço”, relembra o preparador. E o próprio Wagner reconhece: “Entrei em contato com o pessoal da Ancona (SP) e comprei um kit importado da Áustria projetado especialmente para os motores quatro cilindros da BMW”.

A brincadeira começou compressão de apenas 0,5 kg. Depois, a carga foi aumentada para 1kg e, mais tarde, 1,3kg: “nós o aconselhamos a não rodar compressão elevada pois o risco de quebra é grande”, revela Edinilson, preparador da Powertrain Control, a outra casa que colaborou no desenvolvimento da BMW ao retrabalhar os bicos injetores de combustível.”O desempenho ficou insano, mas tive que dar o braço a torcer: hoje rodo com 1kg”, conforma-se Skitter.

Para azar do proprietário, uma abraçadeira no sistema de pressurização resolveu se soltar horas antes do carro ir para medição no dinamômetro da Dynojet.”Substituímos a peça,mas achamos melhor baixar a pressão para 0,7kg para não arriscar na avaliação”, reconheceu a dupla de preparadores.Os números extraídos do rolo decepcionaram um pouco o dono do carro: “Sei que se estivéssemos com pelo menos 1kg na turbina, o rendimento seria outro”. Mesmo com os problemas, o BMW 1996 mostrou bons números para um motor com quatro cilindros, 1.9 16V: potência de 209cv a 4.700 rpm e torque de 36.7kgfm a 3.600rpm – é sempre bom lembrar que Skitter utiliza o carro no dia-a-dia.

O sistema de freio também recebeu uma melhora considerável: Agora o 318 pára com um kit de freio de BMW M3, com quatro discos ventilados, pinças e pastilhas.As rodas, calçadas com pneus 225/45R17, também vieram do esportivo.O visual é caprichado, com suspensão rebaixada em 4,5cm na dianteira e 5,0cm na traseira. Essa queda da carroceria foi possível graças à aplicação de molas Eibach e amortecedores preparados pela Gass.

O dono da bagaça

BMW não é um carro careta para um cara de 20 anos?
Em 1992, meu pai comprou um 535: o carro dele era show!
Desde então fiquei na pilha para comprar um BM pra mim.

O que você mais gosta no carro?
A tração traseira, sem dúvida alguma! É muito louco entrar rasgando nas curvas e trazer o carro de volta contra-esterçando o volante.

Freios de M3… Fala sério!
Claro! Não adianta só acelerar. Parar também é importante.

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