“Audi A3 Turbo”

Revista Auto Power – Ed. 20

Mesmo pesando 200kg a mais por ser blindado, a boa preparação deixou o Audi com rendimento surpreendente.

Conversando com o preparador Fabio Alexandre, da NPC Performance Power Chips de São Paulo, eu disse que havia muita curiosidade no mercado sobre a preparação de carros AUDI, em especial, o Audi 1.8 turbo. O preparador prontamente arrumou um modelo para a matéria, mas pediu que o nome do dono e a placa do carro fossem excluídos, para garantir a privacidade do proprietário.

O AUDI testado recebeu adereços externos (kit aerodinâmico) aumentando ainda mais o apelo visual. Novos pára-choques, saias laterais e a pequena asa traseira deram ao carro um visual mais agressivo. As rodas do modelo Avantgarde possuem aro de 17 polegadas e foram calçadas com pneus Sumitomo nas medidas 225/45. Além disso, a suspensão foi recalibrada utilizando novos amortecedores e molas especiais para garantir a estabilidade do conjunto que é mais pesado que o original, pois o carro é blindado.

O interior é basicamente original e somente foram adicionados os novos relógios de pressão de combustível, hallmeter e o relógio marcador de pressão de turbo. Todos da marca AUTO METER.

O motor foi preparado recebendo uma receita eficiente, de custo reduzido, mas que não necessitasse de abertura do motor e nem sacrificasse a durabilidade do conjunto. Optaram por uma nova turbina Master Power .48 .42 que proporcionou mais fluxo e pressão, que agora fica na casa de 1,5kg com o motor movido à gasolina. Um novo coletor de escapamento com maior vazão, em conjunto com abafadores e canos intermediários mais largos e livres de restrição liberaram os gases do sistema de escapamento. Sem contar que um novo chip foi desenvolvido especialmente para esta preparação, buscando curva ideal de ignição e combustível, adequados aos novos bicos injetores que também foram aumentados e tiveram sua vazão 15% acima do sistema original.

Para completar, foram instalados uma válvula Pop-Off, filtro de ar K&N de alto fluxo, uma nova borboleta de admissão que recebeu trabalho interno, visando melhorar sua capacidade de vazão e eliminando a progressão do acelerador. Os tubos de captação de ar também receberam atenção especial, foram confeccionados em aço inoxidável e deram ao cofre do motor um visual mais esportivo em conjunto com as peças cromadas e algumas pintadas.

Mesmo pesando 200kg a mais que o original, pois o modelo AUDI testado é blindado no nível 3, o carro tem uma boa pegada de média rotação para alta. A turbina enche rapidamente e o corpo é mantido pressionado ao banco em todas as marchas. Poder provar um AUDI turbo, especialmente este devidamente preparado para a rua, foi extremamente prazeroso. Não só por andar em um carro confortável (bancos dianteiros), bem acabado e muito bem construído, mas sim por ser rápido o suficiente para fazer meu coração animar a cada acelerada. A preparação foi bem executada e o rendimento surpreendeu as expectativas durante os testes.

Para um apelo visual ainda mais esportivo, o proprietário instalou um kit aerodinâmico. O kit alemão é composto pelas saias laterais, apliques dos pára-choques e a pequena asa traseira.

Para que o piloto fique sabendo de tudo o que se passa no motor, foram acrescentados manômetros de pressão de combustível e turbo, um hallmeter que indica a mistura de ar/combustível, todos da Auto Meter.

A válvula Pop-off foi instalada para que a pressão do turbo não caia tanto nas trocas de marcha mais rápidas.

O dosador HPI é especial para carros turbo que são alimentados por injeção eletrônica, ele tem a função de regular a pressão do combustível.

Para uma melhor admissão e filtragem do oxigênio pressurizado pela turbina Master Power, foi instalado um filtro de ar K&N.


FICHA TÉCNICA

Carro:Audi 1.8 turbo
Proprietário:Não informado
Preparador:Fabio Alexandre (NPC Performance) e Ednilson
Peso:1345kg
Motor:DOHC 4 cilindros com 20 válvulas de 1.8L
Potência:220hp estimados
Torque:N/A
Cilindradas:1781cc
Pistões:Originais Audi
Bielas:Originais Audi
Virabrequim:Originais Audi
Embreagem:Originais Audi
Câmbio:Original com 5 marchas
Junta de Cabeçote:Original
Cabeçote:Original
Válvulas de Admissão:3 válvulas por cilindro
Válvulas de Escape:2 válvulas por cilindro
Taxa de Compressão:9,1:1
Comando de Válvulas:Originais
Alimentação:Injeção eletrônica multipoint com bicos aumentados em 15%
Combustível:Gasolina
Chip:Desenvolvido pela NPC Performance buscando a curva ideal de ignição e combustível
Coletor de Admissão:Original
Coletor de Escape:Retrabalhado
Ignição:Original
Cabos de Vela:Originais
Bobina:Original
Tanque de Combustível:55 litros
Bomba de Combustível:Original elétrica
Dosador:Hpi
Válvula de Alívio:Pop-off
Filtro de Ar:K&N
Turbina:Master Power
Caracol Frio:.42
Caracol Quente:.48
Intercooler:Original
Pressão Utilizada:1,5kg
Freios Dianteiros:Originais, discos ventilados, ABS
Freios Traseiros:Originais, discos, ABS
Amortecedores:Originais
Suspensão Dianteira:Original McPherson retrabalhada com molas mais curtas
Suspensão Traseira:Original retrabalhada com molas mais curtas
Rodas Dianteiras:Avantgarde 17 “
Rodas Traseiras:Avantgarde 17 “
Pneus Dianteiros:Sumitomo 225/40 R17
Pneus Traseiros:Sumitomo 225/40 R17
Bancos:Originais
Cinto de Segurança:Original
Instrumentos:Pressão do Turbo Auto Meter da Linha Sport Comp, Manômetro ar / combustível e pressão de combustível Auto Meter da Linha Pro Comp
Volante:Original
Pedaleiras:Originais
0 a 100km/h:N/A
Tempo em 402m:N/A
Tempo em 201m:N/A

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