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Tempero Mineiro - Revista FULLPOWER - 2010.

 


Full Power - capa

Tempero Mineiro

Conheça mais um receita mineira de
sucesso, capaz de produzir mais de 600 cv
no quatro cilindros de um Audi S3.

 

Texto Fabio Felix Pascoal
Fotos João Mantonvani


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O mineiro é conhecido por sua paciência e farta culinária. Neste Audi S3, ano 2002, dois irmãos de Uberlândia (MG) e o preparador, também mineiro, ensinam o "mó-difazê" um monstro de 670 cv para uso diário em exatos 60 dias de trabalho. Gustavo e Alexandre Menezes, ambos médicos anestesistas, são apaixonados por performance. Por suas mãos já passaram máquinas como Marea Turbo, Gol Turbo, BMW M3, M5, 335... "Sempre tivemos carros mexidos e o motor VW é o que mais nos impressiona. Por esse motivo, eu e o Gustavo resolvemos investir juntos em um S3", conta Alexandre Menezes.


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A meta era clara: extrair 500 cv do Audi S3, um carro com tração integral, ar-condicionado e direção hidráulica. Mas tinha que rodar tranquilamente, sem trancos ou quebras. Apesar de mineiros natos, os irmãos tinham pressa, e paciência não é o forte deles! Deram 60 dias de prazo para a finalização total do projeto.

A tarefa de montar o canhão em tempo recorde (para o padrão mineiro) ficou nas mãos do competente Albert Bernardes, uma espécie de "Personal Preparador" da região de Uberlândia. "Não tenho uma oficina fixa. Cuido de projetos especiais e executo o serviço na casa dos clientes. Quando necessito de uma estrutura maior recorro a oficinas de alguns parceiros", explica Albert, que completa: "Os irmãos tinham pressa, mas, mesmo assim, achei que seria tranquilo e esperava entregar o carro em, no máximo, 45 dias. Mas adquirir peças foi muito difícil, já que a maioria sai de São Paulo e algumas dos EUA. Aí ficamos à mercê de transporte, disponibilidade em estoque e prazo de entrega".

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Coletor de escapamento, escape completo e catch-tanque foram confeccionados em MG, pela No Limitis Customs. "Os mineirinhos aqui trabalham bem. Nem pense que a gente só sabe fazer pão de queijo", brinca Albert. O cabeçote, por exemplo, foi preparado em Uberlândia, com medição em banco de fluxo e tudo. Trabalho executado com maestria pelo pessoal da Rogis Cabeçotes Especiais. "Só para você ter noção do capricho com que são montados os motores aqui, no caso deste Audi, o bloco foi usinado com torque plate (uma placa presa ao bloco por meio dos prisioneiros do cabeçote). Com essa peça no lugar, o bloco é aquecido até chegar na temperatura de 75 graus. Nessa hora ele está pronto para receber a usinagem dos cilindros. É um trabalho que evita deformação", explica Albert, que reforça: "acredito que entre os grandes preparadores do Brasil, poucos tomam este tipo de cuidado na hora de usinar um bloco de motor".

O motor foi fechado e ganhou turbo, pressurização, injetores, intercooler, embreagem... Tudo perfeitamente instalado no capricho mineiro e depois enviado para a empresa paulista NPC Performance Power Chips. Lá, a central eletrônica seria programada para atender a nova configuração de motor: os tão sonhados 500 cv. Bem mais do que os 210 cv originais, "Poderíamos ter instalado uma injeção programável e inutilizar a central de fábrica, porém, o S3 é chato neste aspecto. Retirar a central original desencadeia uma série de problemas eletrônicos, o que atrapalha painel de instrumentos, tração integral... Ficam todos loucos e na hora de voltar o carro para original é ainda mais complicado. Trabalhar no módulo original deixa tudo zero e ainda é reversível", explica Alexandre.

Para Fábio Reolon, da NPC Performance Power Chips, a central Bosch Motronic ME7 é delicada de mexer. "Nesse carro, quando comecei a reprogramação, a borboleta fechava quando a pressão de turbo ultrapassava 1,3 kg, O TPS caía de 100% para 29% de uma só vez e a central entrava em estado de emergência. Em outros 'S3', mais fracos, isso não acontecia. Acredito que o turbo seja responsável por isto (Garrett GT35R), já que os roletados modernos sopram demais. Talvez essa quantidade enorme de ar tenha deixado a borboleta louca... Mas tudo acabou bem!", comemora Fábio.

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E, motivos para celebrar, não faltam. Após horas e horas de trampo no dlnamômetro da NPC Performance, os cavalos mineiros apareceram com vigor. "Eu esperava 500 cavalos neste carro. Era o que nós queríamos". E essa potência apareceu logo com 1,7 kg de pressão. "Tá bão dimais, uai", vibrou Alexandre. "O Fábio chegou a enfiar 2 kg de pressão e foi aí que vieram os 670 cv. Mas preferimos deixar com apenas 1,7 kg. Para o futuro, quem sabe coloco um booster para 2 kg...", planeja Menezes.

Depois de tantas alegrias, chegou a hora de passar a régua e contabilizar o investimento no pequeno, porém poderoso, S3. "Anotei cada parafuso que foi gasto durante o projeto! Até o combustível de Uberlânáia a São Paulo para acertar a injeção estão na conta. Além do valor pago no carro, R$ 40 mil, foram consumidos mais R$ 64 mil, totalizanáo R$ 104 mil. Só de sentir o que acelera essa caranga dá para dizer que valeu cada centavo investido. Não vejo a hora de chegar em Uberlândia para mostrar a fera para o mano", comemora Menezes. No caso de emergências, o pessoal de Uberlândia pode ficar tranqüilo, pois esta dupla áe médicos promete chegar rapidinho ao hospital. "Eita trem bão, sô! Agora a ordem é acelerar e curtir!"

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Modelo:.................Audi A3 S3 2002
Tipo:....................Hatch, monobloco, motor dianteiro, tração Integral
Modelo: AP 2000, 4 cilindros transversal, bloco de ferro, cabeçote de alumínio
Potência: 670 cv medidos no motor com 2 kg de pressão de turbo
Dimensões:...................Diâmetro de 83,5 mm, curso de 95,5 mm (2.091 cm3)
Bielas:...........................Ancona de aço forjado 4340
Pistões:........................ ROSS forjados
Cabeçote:..................De alumínio, 20V, modificado pela Rogis Cabeçotes,
válvulas de Inox Ferrea, pratos e travas de titânio Ferrea
Compressor:...............Garrett GT3582R, wastegate e blow-off SPA, pressurização NO Limits
Escape:.......................Coletor de aço inox NO Limits Customs, saída de escape de 3"
Alimentação:.................Bosch MOTRONIC ME7 com reprogramação NPC Performance Chips, 4 injetores
Bosch 160 Ib/h, dosador SPA Turbo, 1 bomba Magna Fuel 625
Comando:.....................Ferrea Racing Special Order
Taxa/combustível:.........9,6:1 / Etanol
Ignição.........................Original
Câmbio........................Mecânico, 6 marchas
Embreagem:................Displatec, modelo Pro Street Racing II
Tipo:...........................Molas e amortecedores By Albert
Freios:...........................Freios a disco na dianteira e na traseira Powerbrakes
Rodas:.......................Audi 17"x7,5"
Pneus:.........................Yokohama Advan Neova 225x45
Modificações.................................Instrumentos Auto Meter Sport-Comp, intercooler Supercooler, bancos Recaro, velas Iridium BKR9EIX C

 


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